Trailer

Confira o trailer

Confira o trailer
e veja o que está por vir na exposição Grimm Agreste.

Biografia Irmãos Grimm

Conheça a história de Jacob e Wilhelm Grimm, autores que no século XVIII deram início à tradição dos contos maravilhosos.
Saiba mais.

Irmãos Grimm

Os irmãos Jacob (1785 - 1863) e Wilhelm (1786 - 1859) Grimm eram filólogos — estudiosos da história da língua — e, depois de colaborarem com os amigos Brentano e Arnim na procura de canções populares para um livro, aceitaram o convite de coletar contos para outra obra inédita. Os irmãos começaram o trabalho, enviando a Brentano 49 histórias. Insatisfeitos, porém, com a forma que os amigos reescreveram as canções do primeiro livro, eles continuaram a pesquisa por conta própria.

Para compor os contos, (publicados pela primeira vez entre 1812 e 1815 com o titulo: Contos maravilhosos infantis e domésticos (Kinder-und Hausmärchen) traduzidos integralmente no Brasil por Christine Röhrig e ilustrados pelo pernambucano J. Borges, em projeto da editora Cosac Naify, 2012) eles precisaram da ajuda de muitas pessoas. As transcrições das narrativas começaram em 1806. No começo, as histórias eram narradas por amigos, principalmente mulheres, que se reuniam na casa deles, em Kassel, numa espécie de círculo literário: a “Sociedade dos contos”. Algumas histórias provinham de um vilarejo vizinho, onde havia outro círculo parecido. Cerca de cinquenta foram narradas por Dorothea Viehmann, esposa de um alfaiate, que as ouvia na taverna do pai. Outras foram extraídas de manuscritos e de livros impressos.

No primeiro volume há uma belíssima introdução, em que os irmãos Grimm anunciam que a coleção é uma obra científica, um fragmento para o mosaico de estudos sobre as tradições germânicas. A importância dada pelos irmãos às tradições relaciona-se ao período que vivenciaram, marcado pela efervescência política, militar e cultural que possibilitou, mais tarde, a unificação dos cerca de quinhentos estados germânicos em um único país: a Alemanha. A elite cultural, da qual faziam parte, aspirava, então, a um Estado único, e é essencialmente na língua e na cultura popular, por meio do movimento romântico, que ela fundamentou o seu projeto nacionalista.

Apesar de os irmãos descreverem a obra como um retrato "puro" das narrativas orais populares, os contos sofreram algumas modificações nos seus significados e personagens, principalmente a partir da segunda edição (1819), quando foram explicitamente destinados às crianças. Para alguns estudiosos, isso se deve ao pioneirismo dos irmãos no estudo do folclore, que também encerrava certa ingenuidade na metodologia de pesquisa, além da convicção deles no caráter pedagógico (Erziehungsbuch) que os contos poderiam assumir. Assim, eles teriam imprimido, em determinadas narrativas, um pensamento que espelhava valores burgueses então emergentes — ressaltavam o patriarcado e a submissão feminina, encrueciam os castigos com função moral, entre outros.

Por outro lado, os contos guardam em si, potente e primário, um universo simbólico ancestral e maravilhoso. Falam da vida e da morte, criam uma utopia da transformação, da esperança e do riso. Despertam significados relacionados a fases da existência, presentes em todas as culturas: a puberdade, a adolescência, a maturidade etc.; abordam temáticas recorrentes, como a violência do forte contra o mais fraco, do homem contra a mulher, estratégias para se defender, a astúcia, a sexualidade. Os contos revelam ainda a nossa essência criativa e artística — a necessidade humana de criar significados e de transmiti-los de forma bela e engenhosa, de interpretar o entorno e de transformá-lo.

Fechar

QUAL HERÓI É VOCÊ?

Escolha seu herói e comece sua aventura.

Abrir

Responda a essas perguntas para saber com que tipo de herói dos contos de fadas você se identifica.

01

Você prefere histórias

  1. de aventura
  2. românticas
  3. engraçadas
  4. assustadoras
  5. sem pé nem cabeça
02

Qual o seu maior medo?

  1. Ficar sozinho(a)
  2. Dormir ao lado de um sapo nojento
  3. Não tenho medo de nada
  4. Escuro
  5. Cair dentro de um poço
03

Você não sai de casa sem

  1. seu irmão / sua irmã
  2. seu colar da sorte
  3. sua espada
  4. seu chapeuzinho
  5. uma boa ideia na cabeça
04

Sua comida preferida é

  1. a comida da sua casa
  2. maçã
  3. serpente (quem come serpente descobre a língua dos animais)
  4. doces
  5. um novo sabor
05

Qual seria o seu “final feliz”?

  1. Ficar com sua família
  2. Viver feliz para sempre
  3. Viajar pelo mundo afora
  4. Voltar para casa depois de uma aventura
  5. Encontrar uma fortuna
06

O que é mais importante para você?

  1. A felicidade
  2. O amor
  3. A coragem
  4. A amizade
  5. A inteligência
07

O que você sempre perde (e depois encontra)?

  1. O caminho de casa
  2. Um objeto precioso
  3. O medo
  4. Tempo
  5. O juízo
08

Qual a sua cor preferida?

  1. Verde
  2. Cor de rosa
  3. Azul
  4. Vermelho
  5. Cor de burro-quando-foge
09

Você acredita em

  1. bruxas
  2. fadas
  3. destino
  4. lobo-mau
  5. gnomos
10

Você está sozinho(a) na floresta de um conto dos irmãos Grimm. Então, você

  1. cava um buraco e dorme
  2. sobe numa árvore e costura uma roupa quente
  3. procura um animal falante para ter companhia
  4. colhe flores coloridas.
  5. toca sua flauta e dança
Próxima

O irmão e a irmã.

O irmão e a irmã. A princesa. O jovem audaz. A menina corajosa. O irmão caçula.

Seu irmão/Sua irmã é uma pessoa de sorte. Se não tem irmãos, são seus amigos os sortudos. Você faria de tudo por ele(s). Leal, fiel, corajoso(a), para você o bem-estar de quem você estima vem sempre em primeiro lugar. Companhia agradável, você nunca tem motivos para se sentir sozinho!

Você se identifica com o personagem da “princesa” dos contos maravilhosos. Sonhador(a), às vezes um pouco ingênuo(a), tem um coração enorme e luta obstinadamente pela felicidade: a sua e a dos outros. Encanta todos à sua volta e, por isso, terá sempre a ajuda de alguém para conseguir o que necessita.

“O jovem que saiu pelo mundo para entender o que é o medo”, este título de um conto muito popular poderia ser a definição de sua personalidade. Aventureiro(a), destemido(a), forte, dono(a) de uma energia infinita! Sem pestanejar, está sempre pronto(a) para sair em busca de uma nova aventura.

Como a mais corajosa e conhecida das meninas dos contos – Chapeuzinho Vermelho -, você não tem medo de quase nada. Obediência não costuma ser seu forte... Quebrar algumas regras e proibições às vezes é, para você, inevitável. Mas sua inteligência e sensibilidade te colocam sempre de volta ao seu caminho e te levam a um final feliz.

Seus irmãos mais velhos, ou talvez seus pais, parecem ainda não ter percebido o quanto você cresceu. Talvez eles queiram apenas te proteger, mas isso não te impede de empreender, sempre do seu jeito, surpreendentes e divertidas aventuras. Sua esperteza, bondade e imaginação são seus grandes dons.

QUERO USAR ESTE HERÓI

Conheça também a história dos outros heróis e veja outro que combine com você.

Escolha um dos peixes e ouça a história
que ele tem para te contar.

Perigo à vista!

Você corre o risco de encontrar vilões daqui pra frente.
Mas alguns destes objetos mágicos podem tirar você desta enrascada.

A faca

Um gnomo ou um urso, deu-lhe uma espada, ela é afiada e invencível. Seu herói tem de usá-la com cuidado ... quando cortar as sete cabeças do Dragão, deve lembrar-se de guardar as línguas dele, que servirão como prova para se defender dos dois ...

O pássaro

Ele saiu de uma árvore para ajudar. O Pássaro nunca se esquece do dia em que seu herói o ajudou, esteve por perto quando ele estava sozinho, alimentou-o quando estava faminto, é por isso que ele está aqui. Para ajudá-lo a conquistar o que ele mais deseja e resolver o que mais o atrapalha.

As estrelas

Seu herói foi atrás de ajuda: ele foi até o Sol, ele foi até à Lua; até que, enfim, as Estrelas o ajudaram, dizendo como sair da confusão em que ele se meteu. As palavras são importantes e podem derrubar o mais feio dos monstros.

Os olhos

A esperteza é o maior dom do seu herói, ele escuta com atenção e olha com serenidade. A magia está nele mesmo. Se ele, por acaso, entrasse numa sinistra casinha no bosque, saberia como se virar, você tem de ajudá-lo a acreditar nele mesmo.

A mão

Em suas complicadas aventuras, sempre tem alguém que ajuda seu herói, pode ser um animal falante ou uma velhinha, ou até sua mãe. No momento mais difícil de sua jornada, alguém aparece para dar uma mãozinha. Não tenha medo do próprio medo.

Dois irmãos malvados

Eles são maiores do que o seu herói e os preferidos do papai. Eles são gulosos e preguiçosos. Tentaram sempre enganá-lo, roubaram tudo dele. Mas com seu dom mágico, ele guardou algo para mostrar ao rei, e tomar de volta o que conquistou.

ENFRENTAR ESTE VILÃO
Selecione a arma correta e a arraste para cima do vilão

Parabéns

Você percorreu o caminho pelos contos maravilhosos dos irmõas Grimm. Saiu do castelo, avançou floresta adentro, ganhou poderes e venceu vilões. Chegou a hora de comemorar e compartilhar com seus amigos esta aventura.

COMPARTILHAR Pular esta etapa >>
Fechar

C hegamos ao meio de nossa trajetória: da floresta das escolhas à lagoa da falatória, vimos e vivemos, com os irmãos Grimm, contos de amor, medo, desafios e vitória.

Que não fique tudo guardado só no baú da memória: Compartilhe como foi o caminho de sua bela história.

O irmão e a irmã. A princesa. O jovem audaz. A menina corajosa. O irmão caçula.

#GrimmAgreste sescsp.org.br/grimmagreste

COMPARTILHAR

Chegou a hora de comerar!

Escolha como:

Comemore, Dance e faça muita festa

Você cumpriu uma etapa da aventura e agora pode construir a outra etapa indo até as caixinhas encantadas.

ir para caixinhas encantadas Recomeçar aventura >>
  • Era uma vez

    Resuma uma história dos irmãos
    Grimm em 140 caracteres.

Contos maravilhosos - Infantis e Domésticos | 1812 - 1815

Quer conhecer as histórias? Abra o livro e mergulhe nos textos e áudios dos contos dos irmãos Grimm.

Ler os contos
  • Conte sua história

    Vire um personagem dos irmãos
    Grimm e narre pra gente uma história
    em apenas 15 segundos.

  • Carimbe seu wallpaper

    Crie seu wallpaper com as
    ilustrações de J. Borges.