Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Férias no picadeiro! O Circo Daqui & Dali chega ao Sesc Itaquera

Concerto em Ri Maior / Nilton Russo
Concerto em Ri Maior / Nilton Russo

De 9 de julho a 28 de agosto de 2016, oito companhias de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná se apresentam na nova lona de circo instalada no Sesc Itaquera!

Crianças, jovens, adultos e idosos podem aproveitar o mês de férias para se divertirem e conhecer mais sobre uma das mais antigas artes da história: o Circo. Com palhaços, trapezistas, malabaristas, mágicos e equilibristas, uma lona de circo é um lugar cheio de encantos onde artistas se apresentam para o respeitável público.

O picadeiro, espaço circular onde toda a magia acontece, traz surpresas e alegrias, onde a imaginação voa sem limites. Com riso e risco, trapezistas desafiam seus limites e nos fazem prender a respiração, palhaços nos fazem rir e encarar a vida de um jeito diferente. E os mágicos com seus ilusionismos nos fazem questionar “como pode? cadê?”.

O Circo já existe há mais de quatro mil anos! Durante sua história, foi desenhando junto com o público um mundo fantástico de vivências e encantamentos, seja pela identificação com seus personagens e realizações sobre-humanas, seja por relembrar, de forma lúdica, a fragilidade da condição humana. O Circo Daqui & Dali tem como objetivo divulgar, resgatar e valorizar a linguagem, entendendo-a como manifestação da identidade cultural brasileira. Confira também o cardápio especial com comidinhas de circo e as informações de como agendar uma visita de sua instituição ou escola.

A todos, um convite para entrar nesse universo e se deixar maravilhar e surpreender com os personagens do Circo Daqui & Dali.


Haru - A Primavera do Aprendiz (PE)

09/07 (sábado) às 14h e 10/07 (domingo) às 11h30 e 15h30

Um jovem aprendiz sem consciência do seu potencial procura orientação de um mestre para aperfeiçoar seus truques de ilusionismo. Ele não sabe, mas o mestre também está em busca de um sucessor.

O aprendizado ocorre numa tenda colorida, inspirada na feira de Caruaru, cidade-natal do mágico Rapha Santacruz, e é enriquecido com referências de feiras do Oriente Médio, Japão e Marrocos, o que confere um caráter mais universal ao cenário.
Duração: 50 minutos: Indicação etária: livre


Carta Branca - Cia do Relativo (SP)

16/07 (sábado) às 14h e 17/07 (domingo) às 11h30 e 15h30

Quatro artistas. Uma sala, uma só parede. Em espetáculo inédito na cidade, vemos um cenário inconstante, transformado continuamente por aqueles que capturam a narrativa. Uma história construída entre o malabarismo e a acrobacia, entre o silêncio e o som do acordeão. Duração: 50 minutos. Recomendação a partir de 10 anos.

A Cia do Relativo é um coletivo de artistas que acreditam na reinvenção do circo como forma de dialogar com o tempo atual, apostando que, ao desmistificar sua estrutura, é possível aproximar-se do público de uma forma mais humana.


Concerto em Ri Maior – Cia dos Palhaços (PR)

Concerto Ri Maior - Nilton Russo (2)

23/07 (sábado) às 14h e 24/07 (domingo) às 11h30 e 15h30

O maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português.

Duração: 60 minutos. Recomendado para todas as idades.

A Cia dos Palhaços é um grupo de circo-teatro-música cuja pesquisa é focada na arte do palhaço, do circo, da comicidade, da música e da improvisação, primando pela excelência artística. O grupo nasceu em 2004 e hoje é gerido por três artistas: Eliezer Vander Brock, Felipe Ternes e Nathalia Luiz.


Vizinhos - Cia Artinerant's (SP)

30/07 (sábado) às 14h e 31/07 (domingo) às 11h30 e 15h30

A relação entre dois colegas de quarto pode estar por um fio, literalmente, quando a mulher se equilibra e caminha pelo varal da casa onde moram. Objetos de uso diário ganham novos significados para mostrar, por meio de números circenses, as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia. Para escapar da rotina, eles recriam o cenário de sua vida comum com jogos cênicos que misturam acrobacias, equilíbrio, humor e poesia.
Duração: 50 minutos. Recomendação a partir de 14 anos.

Artinerant’s – arte em movimento - é um grupo criado por Daniel Pedro e Maíra Campos, que trabalham juntos desde 2003 no Circo Zanni. Já realizaram juntos, com o Circo Zanni, inúmeras temporadas com espetáculos inéditos, participando de festivais e mostras, além de editais culturais e incentivos fiscais. Em 2013 a dupla se uniu e começou a desenvolver um trabalho com o objetivo principal de levar a arte circense às ruas e teatros de diferentes locais e cidades.


Espetáculo Circense Clássico - Corpo Mágico (Campinas - SP)

cia corpo mágico - divulgação 6

06/08 (sábado) às 14h e 07/08 (domingo) às 11h30 e 15h30

Show de variedades circenses que segue a linha do circo clássico, com números virtuosos e cômicos. A proposta é transmitir ao público o encanto e a magia do universo circense. Participações dos tradicionalíssimos palhaço Biribinha e do Mágico Rokan.

Duração: 50 minutos. Recomendado para todas as idades.

A Cia Corpo Mágico realiza eventos circenses na linha do circo clássico, contemporâneo e performático através de espetáculos, apresentações, oficinas e vivências pedagógicas. Daniela Helena Calça é licenciada em educação física pela universidade de Campinas (Unicamp) e artista circense profissional.  Fausto Henrique de Oliveira é sonoplasta e performance há 19 anos. Desenvolvem pesquisas e estudos relativos à cultura e modalidades circenses.


Piccolo Circo Teatro de Variedades (SP)

Roteiro_11_Circo Piccolo_credLigiane_Braga_

13/08 (sábado) às 14h e 14/08 (domingo) às 11h30 e 15h30

Personagens característicos do circo do começo do século XX realizam os números circenses, a contraregragem e comanda de maquinarias, além de interpretarem as músicas ao vivo. Alguns relatos sobre a história das personagens trazem ao público informações sobre a história do circo, da cultura e dos costumes da época.

Duração: 60 minutos. Recomendado para todas as idades.

O Piccolo Circo Teatro de Variedades é um coletivo circense que agrega artistas com diferentes experiências. Erica Stopell, Fernando Paz, Luciana Viacava, Carlos Cosmai, Marina Bombachini e Ronaldo Aguiar trazem seus anseios e experiências profissionais para o projeto. 


Na Esquina - Coletivo na Esquina (MG)

20/08 (sábado) às 14h e 21/08 (domingo) às 11h30 e 15h30

Baseado em uma performance com malabares, acrobacias, trapézio fixo, mastro chinês e música, o grupo traz ao público uma renovação na forma de fazer circo no Brasil.  Um espetáculo contemporâneo, em que a dança, circo, música e teatro se transformam em um único corpo. Duração: 60 minutos. Recomendado para crianças a partir de 10 anos.

Formados pelo Spasso Escola Popular de Circo de Belo Horizonte, quatro dos integrantes do Coletivo Na Esquina aprimoraram sua formação profissional na Europa, dois na Académie Fratellini (Paris) e dois na Escola Superior das Artes do Circo (Bruxelas), onde encontraram Pauline Hachette, a parte francesa da trupe. De volta a capital mineira, criaram um espetáculo como comemoração dessas viagens entre o Brasil e Europa, que é marcado pela espontaneidade do elenco e a diversidade das performances. Do trapézio fixo até a lira, passando pela acrobacia de solo e o mão-a-mão, a Cia Na Esquina rompe a previsibilidade entre o explícito e o intrínseco em um espetáculo que abre-se para as relações entre quem dirige, quem atua e quem assiste.
 

A Menina e o Sábia - Miló Martins e Grupo Ares (SP)

A Menina e o Sabiá (8)

27/08 (sábado) às 14h e 28/08 (domingo) às 11h30 e 15h30

O espetáculo conta a história de amor e amizade entre uma menina e um sabiá, que ela mantinha preso em uma gaiola para que ele cantasse todos os dias. Um dia, porém, o sabiá vai embora; a menina fica triste, mas entende que o sabiá é livre para se apaixonar pelo perfume de outras flores. 
Duração: 50 minutos. Recomendado para todas as idades.

Criado em janeiro de 2007, o Grupo Ares é um núcleo artístico de pesquisa e criação que tem como principal objetivo buscar a verticalidade em cena por meio dos mais diferentes aparelhos aéreos, unindo-os à dança, ao teatro físico e ao circo contemporâneo para a criação de espetáculos, performances e intervenções.
 

Cardápio especial

Para desfrutar da magia do circo em todos os sentidos, não poderia faltar o paladar! Próximo à Cozinha São Mateus será servido um cardápio especial circense com bebidas quentes e frias, pipoca salgada e doce, salgados, cachorro quente, mix de sementes pralinê, doces, frutas e sorvetes.


Agendamento de grupos - Oficinas de Circo – Cia Tapias Voadores (SP)

Dias 03, 04, 10, 11, 12, 17 e 18/08 (Quarta a Sexta), às 10h e 14h e dia 05/08 (Sexta) às 10h.

Durante a oficina, em formato de circuito, os participantes terão oportunidade de experimentar diversas modalidades do universo circense, tais como acrobacias, malabares, equilíbrio (bolas de equilíbrio e arame) e aéreos (tecido e lira).
Duração: 2 horas. Recomendado para a faixa etária de 7 a 12 anos.

O Grupo Tapias Voadores tem como especialidade as Artes Circenses, e desenvolve atividades artísticas, culturais e pedagógicas em diversas linhas de trabalho desde 1995. Seus integrantes são acrobatas, trapezistas e equilibristas com notório saber nessa arte tão encantadora.     

Espetáculos para grupos agendados
Julho: Sábados às 14h e Domingos às 11h30 
Agosto: Sábados  às 14h e Domingos às 11h30, e dias 24 (quarta-feira) às 10h e 14h e 25 (quinta-feira) às 14h

 

o que: Circo Daqui & Dali
quando:

de 9 de julho a 28 de agosto de 2016

onde:

Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Tel: 11 2523 9200

ingressos:

Grátis. 

Capacidade por apresentação:  245 pessoas
Agendamento de grupos: agendesesc@itaquera.sescsp.org.br | telefones (11) 2523-9286/9287
Estacionamento: Valores para o dia: R$10 (Credencial Plena) e R$20 (Demais Frequentadores)

 
Voltar