Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os 70 anos do Sesc em São Paulo

No dia 13 de setembro o Sesc completa 70 anos. Para comemorar, uma série de sete filmes que você pode ver acima lembra momentos marcantes da trajetória do Sesc em São Paulo, história que começou nos anos 1940, no coração da capital, com a criação dos Centros de Atendimento Social, e se expandiu para as 37 unidades existentes hoje em todo o estado.

O conteúdo dos vídeos passa pela evolução do projeto cultural e educativo do Sesc, que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social. O roteiro apresenta o começo da atuação do Sesc no atendimento social e destaca momentos que mudaram o foco do trabalho da instituição, como a inauguração do atual Sesc Consolação, primeira unidade com ginásios, lanchonete, piscina e teatro, refletindo o conceito do lazer como forma de desenvolvimento e educação.

Além disso, outros momentos importantes estão presentes nas produções, como a criação do Centro de Pesquisa Teatral, que até hoje promove a formação de atores e criadores cênicos, e a implantação do trabalho social com idosos, nos anos 1960. Esta última, uma iniciativa pioneira no país ao afirmar o papel do idoso como agente de mudanças, até hoje busca atender as várias formas do envelhecer e promover a integração com diferentes gerações.
Outro destaque são os eventos presentes no calendário do Sesc. Desde os primeiros jogos comerciários, realizados em 1949, que marcaram o início da série de campeonatos conhecida hoje como Copa Sesc, até a ampliação das atividades esportivas, educativas e que buscam incentivar hábitos saudáveis e a integração. Outro exemplo são as propostas relacionadas ao cinema, presentes desde 1948, que ganharam força com a criação do Festival Sesc Melhores Filmes, em 1974, e a abertura do CineSesc, em 1979.
Os vídeos históricos também documentam o surgimento de um novo paradigma, com a abertura do Sesc Interlagos em 1985, que propôs ações de sustentabilidade e educação ambiental replicadas em outras unidades, como a de Itaquera e Bertioga.

Tudo isso lembra que o Sesc nasceu com a responsabilidade social de promover a qualidade de vida dos comerciários, e tem realizado isso ao longo de 70 anos com incentivo ao esporte, às artes, à educação e à conscientização ambiental para diferentes faixas etárias da população.