Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Exposição 'Lina Bo Bardi: Together' traça um perfil da arquiteta italiana

Lina Bo Bardi a bordo de sua famosa Bowl Chair, cadeira criada pela artista em 1951
Lina Bo Bardi a bordo de sua famosa Bowl Chair, cadeira criada pela artista em 1951

Lina Bo Bardi certa vez se referiu ao Sesc Pompeia, uma de suas criações mais conhecidas, como um sopro de vento numa cidade ofendida. Dessa forma, não poderia existir um lugar mais emblemático em São Paulo para abrigar Lina Bo Bardi: Together, exposição organizada numa parceria entre o British Council e o escritório de design de mobiliário italiano Arper, que depois de passar por diversos países chega ao Brasil em sua fase final.

Nascida em Roma em 1914, a arquiteta Achilina Bo se mudou com o marido e crítico de arte Pietro Maria Bardi para o Brasil em 1946 e assumiu um papel de destaque dentro da política e indústria cultural do país até seu falecimento em 1992.

Naturalizada brasileira, Lina sempre afirmou em entrevistas que o contato com a cultura local foi decisivo para apurar sua visão humanista da arquitetura, conceito que se expandiu em outras áreas de atuação da artista como design de mobiliário, curadoria, escrita, ilustração e produção de cenários, em um diálogo constante entre o moderno e o popular, sempre acompanhado de um forte aspecto social.

Na tentativa de traçar um perfil afetivo sobre o universo da artista, Lina Bo Bardi: Together reúne vídeos inéditos, documentários, desenhos originais, objetos ligados à pesquisa da arquiteta sobre cultura popular e uma extensa linha do tempo que revisita a trajetória da artista no campo social e das artes, além da presença de três exemplares exclusivos da celebrada Bowl Chair, cadeira criada por Lina em 1951.

Em um momento em que se discutem novas formas de entender e conceber as cidades, a exposição apresenta a visão de uma arquiteta que sempre incluiu o humano como o centro de seu trabalho e nunca fugiu de afirmação de que toda manifestação humana é um ato político.


Registro da exposição de Lina Bo Bardi em Estocolmo, na Suécia

 

***

Já conhece o livro 'Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia', lançado pelas Edições SescSP e disponível na Livraria online?

***