Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Gênero e Turismo: uma relação ambígua

Festival de Turismo Mulheres no Mapa | Ilustrações Elisa Carareto
Festival de Turismo Mulheres no Mapa | Ilustrações Elisa Carareto

O turismo é um setor econômico fortemente feminizado. De que forma ele pode ser um vetor que contribui para a emancipação da mulher e o rompimento das relações desiguais entre os gêneros ou que reproduz e amplifica o modelo patriarcal dominante?

O mini-curso Gênero e Turismo: uma relação ambígua, que acontece no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo de 24/nov a 05/dez às segundas-feiras, irá refletir sobre esta questão e debater a temática que envolve a relação das mulheres com o universo do turismo. As viagens, o trabalho feminino e as desigualdades de gênero na área turística, o empreendedorismo feminino no setor, os conflitos e as possibilidades de empoderamento, o turismo sexual, a atividade turística como produtora de imagens e identidades, entre outros.

O curso será ministrado pela prof. Carla Cristina Garcia, Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorada pelo Instituto José Maria Mora (México, DF), autora de livros na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações socias e politicas sociais.

A EOnline conversou com a prof. Carla Garcia sobre esta relação de ambiguidade das mulheres no universo do turismo:

Esta atividade faz parte da programação do Festival de Turismo Mulheres no Mapa que pretende jogar luz sobre o protagonismo feminino na atividade turística por meio de roteiros, bate-papos, oficinas, exibição de filmes e documentários, entre outras atividades que acontecem nas unidades do Sesc em São Paulo entre 26/out e 06/nov. O mini-curso integra também o ciclo de debates Ética no Turismo, que acontece mensalmente durante todo o ano de 2016 no Centro de Pesquisa e Formação para refletir sobre temas fundamentais para a produção de um turismo mais responsável e sustentável. Estas ações visam promover e refletir sobre os valores do Código de Ética Mundial do Turismo - um documento que orienta governos, comunidades, turistas e prestadores de serviço para a implementação de um turismo mais responsável e sustentável, do qual o Sesc foi pioneiro no Brasil ao assinar em outubro de 2015.

 

o que: Gênero e Turismo: uma relação ambígua
quando:

24 de outubro a 05 de dezembro de 2016 | Segundas-feiras das 14h às 17h

onde:

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar | CEP 01313-020 | TEL.: 11 3254-5600 

inscrições:

Inscrições online disponíveis em sescsp.org.br/cpf

Informações na Central de Atendimento ou pelo email: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br