Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne a diversidade da produção nacional

Durante todo o mês de dezembro, o CineSesc realiza a 17ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Com curadoria das jornalistas Maria do Rosário Caetano e Neusa Barbosa, além da equipe do CineSesc, esta edição traz 56 filmes dos mais de 100 lançados entre novembro de 2015 e outubro de 2016. O recorte aborda dramas, comédias, suspenses e documentários.

Compartilhando com o público esta seleção, a curadoria espera ter cumprido a contento sua intenção de chegar a uma amostra da diversidade de estilos e vozes divergentes que caracteriza a sétima arte no Brasil, oferecendo também a chance de destacar alguns títulos cuja presença no circuito exibidor tradicional foi mais curta do que o necessário para sua devida descoberta.”, explica Neusa Barbosa.

Predominante entre as produções que estrearam no último ano, a ficção brasileira lançou-se a perfis de figuras emblemáticas, caso do empresário jornalístico Assis Chateaubriand (retratado num filme elaborado ao longo de duas décadas, “Chatô”) e da psiquiatra Nise da Silveira; temas de eterna relevância, como a paternidade (“Ausência”, “Big Jato”), a maternidade, a identidade sexual (“Mãe só há uma”) e a paixão (“De onde eu te vejo”, “Para minha amada morta”), passando pela violência, tanto nas relações sociais como amorosas (“Vidas Partidas”, “O Silêncio do Céu”); balanços históricos sobre a ditadura de 1964 e suas consequências (“Trago Comigo”); a luta contra a especulação imobiliária e o machismo (“Aquarius”); um olho para o experimentalismo e a pesquisa de novos caminhos estéticos (“Ralé”, “Ela volta na quinta”); um resgate da comédia popular autêntica (“O Shaolin do Sertão”); e até mesmo um original musical ambientado no cenário insólito de um cemitério (“Sinfonia da Necrópole”).

A programação contempla também a produção nacional de documentários com temas urgentes como a escravização de crianças negras e pobres por nazistas no Brasil, tema de “Menino 23”, além de mapear paixões nacionais, do futebol a Chico Buarque de Holanda.

Nesta edição da Retrospectiva, também serão exibidos três versões restauradas de documentários do Imagens do Inconsciente realizados em 1984 por Leon Hirszman no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, coordenado pela psicanalista Nise da Silveira. Essas versões restauradas são inéditas em São Paulo.

Além de ver e rever a atual produção cinematográfica, o público terá a oportunidade de conversar com as curadoras, que explicarão os critérios da seleção dos filmes e também farão um balanço da safra de filmes nacionais.

Para acessar a programação completa clique aqui.