Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ele chegou! Pela 22ª vez o Sesc Verão toma conta das Unidades

Todos os anos, as temperaturas sobem trazendo a estação mais quente. E pra acompanhar esse calor todo, as Unidades do Sesc recebem, nos meses de janeiro e fevereiro, uma programação especial durante o Sesc Verão. Em sua 22ª edição, o projeto este ano acontece entre 7 de janeiro e 28 de fevereiro.

A proposta é sensibilizar as pessoas para a inclusão do esporte e da atividade física em sua rotina, propiciando assim o bem estar e a qualidade de vida – tão importantes no contexto atual em que vivemos.

Nos dois meses de programação, as unidades do Sesc na capital, interior e litoral além de aprofundar a reflexão a respeito do esporte – fenômeno sociocultural e ferramenta de educação não formal – também oferecem ao público um variado leque de opções para a prática, ampliando a cultura esportiva e promovendo o esporte para todas as pessoas.

Assim, o esporte no Sesc Verão assume diferentes manifestações: prática, conhecimento e espetáculo. Além disso, as atividades propostas potencializam a experimentação de diversas modalidades esportivas no âmbito do lazer para todas as faixas etárias, em um ambiente democrático, favorecendo a socialização e participação de todos. São vivências, competições, apresentações esportivas, exposições, encontros, torneios e seminários - tudo com o objetivo de ampliar o conhecimento da cultura esportiva e promover o Esporte para Todos.

A novidade nesta edição é a fundamentação da programação em uma pesquisa realizada junto aos frequentadores das Unidades sobre suas motivações e principais escolhas no que se refere à prática físico-esportiva nos momentos de lazer.

A Pesquisa “Cultura e Lazer: as práticas físico-esportivas dos frequentadores do Sesc” foi realizada em 2015 e levantou as motivações e hábitos de cultura e lazer dos frequentadores do Sesc, sobretudo no que se refere à prática esportiva.
Combinando metodologias quantitativas e qualitativas, participaram da coleta dos dados o CEDEC - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea e o NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

Os resultados apontam, entre outros conteúdos, os interesses esportivos do público e a identificação do Sesc enquanto opção de lazer para a família toda, principalmente nas férias. Além disso, a pesquisa apontou que, embora haja um aumento do fluxo do público nas Unidades durante o verão, chegando a ultrapassar os dois milhões de pessoas no período, a programação diversificada do projeto possibilita novas vivências, contato entre grupos e pessoas diferentes e a ampliação das experiências relacionadas ao esporte e às práticas corporais. E é isso que vem chegando novamente no Sesc Verão 2017.

Para conferir a programação completa, clique aqui.