Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nossa Retrospectiva: 2016 no Sesc Ribeirão

Fim de ano, é hora de festa, comemoração e... RETROSPECTIVA! Vamos relembrar tudo que fez de 2016 um ano maravilhoso para o Sesc Ribeirão?

Calor, piscina, SESC VERÃO! Além da programação esportiva intensa, começamos o ano com ALÁFIA! Os psicodélicos BOOGARINS também aterrissaram no Galpão do Sesc Ribeirão Preto para uma apresentação memorável. Entrevistamos os goianos e a entrevista você encontra aqui. A Mostra VIAGENS SOMBRIAS deixou todo mundo com medinho com a exibição de clássicos do terror e do suspense no Quintal.



 

O poeta e cineasta AKINS KINTÊ ocupou o espaço de Tecnologia e Artes com muito lirismo na oficina AQUILOMBANDO VERSOS. Conversamos com anfitrião do Sarau no Kintal, que falou sobre literatura negra e resistência. Leia a entrevista aqui.  O MARACATU NAVEGANTE, o BLOCO ZIGZAGUIÁ e a banda ANIMADNESS balançaram o nosso público durante o Carnaval.  THIAGO PETHIT,  e a BANDA BALACO completaram o time musical do mês.

 


L-A-C-R-A-M-O-S com o EMPODERE-SE, uma programação todinha dedicada ao empoderamento feminino, questões de gênero, diversidade cultural e identidade. Entre os convidados, a mulher do fim do mundo ELZA SOARES, a musa do YouTube JESSICA TAUANE (com direito a vídeo pro Canal das Bee) e o pernambucano JOHNNY HOOKER. Também em março, o Sesc Ribeirão virou um pedacinho do PARÁ: teve tremor de jambu e carimbó pra dançar chamegado com DONA ONETE, chocolate do COMBU e e ervas direto do Ver-o-Peso com BETH CHEIROSINHA, tudo na programação do FESTIVAL DA CULTURA PARAENSE. Ainda recebemos a francesa ROBI e MARINA PERSON, que lançou seu filme CALIFORNIA.



 

Além do festival CHORO DA CASA, recebemos CURUMIM, na abertura do GRITO ROCK.  Em cartaz, os filmes do CIRCUITO INDIE FESTIVAL. Também percorremos as cidades da região com teatro, circo, literatura, videoarte e música no CIRCUITO SESC DE ARTES.

 

A Cia Canta Circo & Teatro encantou o público com o Realejo Cultural, no #CircuitoSescdeArtes em Santa Rosa de Viterbo

Uma foto publicada por Sesc Ribeirão Preto (@sescribeiraopreto) em

 

 

Gamers, nerds, cosplayers e fãs de anime lotaram o Sesc Ribeirão durante os dois dias de programação intensa do GEEK. Também em maio, o quarteto LUDERE apresentou seu novo álbum e resgatou a tradição de BADEN POWELL em uma apresentação finíssima no Auditório. Teve folk e country com DOUTOR JUPTER, samba joia com TAMANCO MALANDRO e a música autoral de ZÉ VITO e LARISSA BAQ. Mas inesquecível mesmo foi o DIA DO DESAFIO: as academias da região dançaram junto com o público ao som da ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIBEIRÃO PRETO no Parque Raya. Bonito!

 

Trouxemos boa parte da nova geração de cantores e compositores da música brasileira na MOSTRA NO GOGÓ de música autoral, com curadoria de LARISSA BAQ. Passaram por aqui PEDRO ALTÉRIO E BRUNO PIAZZA, CASTELLO BRANCO, HELIO FLANDERS, BARBARA RODRIX, FRANÇOIS MULEKA, PHILL VERAS, TÓ BRANDILEONE E ZÉ LUIS NASCIMENTO, LUEDJI LUNA, RUBEL e CÍCERO.

Ufa! Faltou alguém?
 

Sim! A musa tropical pixelada CÉU também se apresentou por aqui em junho.

 

Shine! Céu canta Fellini no @sescribeiraopreto

Um vídeo publicado por Sesc Ribeirão Preto (@sescribeiraopreto) em


Durante a participação na 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, recebemos convidados ilustres: o Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda,  apresentou a conferência Coisa que não se Explica: o Ser Leitor.

 

Em julho, abrimos a nossa amada exposição TIRANDO DE LETRA e recebemos MARINA COLASANTI, a moça tecelã e homenageada de 2016.



Mais uma edição do JAZZ & BLUES!  O TEATRO DA VERTIGEM também passou por aqui em agosto, com KAFKA NA ESTRADA. E a incrível corrida DESAFIO DAS LENDAS, que nem a chuva conseguiu parar!

 

 

EMIDIO LUISI participou de um bate-papo e lançou seu livro KAZUO YOSHITO OHNO, pela Edições Sesc. Hurtmold e Paulo Santos apresentaram CURADO, álbum lançado pelo Selo Sesc. O DANÇA em DOBRO recebeu a mestra-bailarina Angel Vianna, história viva da dança contemporânea brasileira.

 

EDUARDO FUSKUSHIMA trouxe o HOMEM TORTO para o Dança em DOBRO de outubro. Muitos brinquedos ganharam um novo lar no MAGAZINE DESAPEGO – EDIÇÃO BRINQUEDOS.  A CIA BOCCACCIONE comemorou seus 10 anos recebendo convidados para uma série de apresentações e oficinas. O SEMINÁRIO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS E CORPORAIS discutiu temas como a ética no esporte e trouxe para a rampa do Sesc Ribeirão o skatista SANDRO DIAS, o Mineirinho.



 

RENAN INQUERITO  coisificou palavras e palavreou coisas no sarau DE MANO PARA MANO(el), a partir da obra do poeta passarinho Manoel de Barros. Recebemos o músico haitiano VOX SAMBOU e a abertura do Festival Música Nova Gilberto Mendes, que em 2016 completou 50 anos. Artistas de Ribeirão e região apresentaram performances solos, duos e trios na MOSTRA 1,2,3 idealizada pelo coletivo MuDança Ribeirão. No turismo, o perfume do dendê invadiu o quintal na Vivência Comida de Orixás do Reconcavo Baiano.

 

Teve até café (de água carregada na peneira), na Parada Poética de MANO PARA MANO(el), na Área de Convivência do Sesc Ribeirão

Uma foto publicada por Sesc Ribeirão Preto (@sescribeiraopreto) em



 

WAGNER SCHWARTZ trouxe LA BETE, espetáculo desenvolvido a partir da série BICHOS, de LYGIA CLARK. A itinerância da 40ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA chegou a Ribeirão e GUILHERME ARANTES fez o público cantar junto todo o seu repertório em um show inesquecível no Theatro Pedro II.

 

Foi assim, cheio de charme! ¿ #GuilhermeArantes #SescRibeirão

Um vídeo publicado por Sesc Ribeirão Preto (@sescribeiraopreto) em



QUE ANO!

E em 2017 tem mais. :)