Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

De onde vêm os esportes?

A história dos esportes é sempre meio confusa e imprecisa. Até aqueles que a gente tem a mais profunda certeza de onde vieram podem nos confundir tendo versões parecidas em cantos distantes do planeta.

Por exemplo, a peteca.

A peteca é um artefato que desde muito cedo aprendemos que tem origem entre povos indígenas. Brincadeira tradicional aqui, tem lá na Índia um esporte correlato. O badminton é um dos esportes mais praticados pela população desse país asiático e quando a gente vê uma partida logo pensa “mas isso é peteca!”.

O próprio futebol, que a gente toma de garantido que é invenção inglesa e que se popularizou no Brasil com os operários, tem versões parecidas milenares. Também, convenhamos, não é assim tão difícil sentir vontade de pegar uns objetos redondos e sair driblando por aí... A gente identifica a origem pela organização da modalidade e não necessariamente pelo primeiro ser humano que um dia inventou de acertar algum objeto em algum lugar (se a gente pensar, vários esporte são assim; um monte de gente tentando acertar um objeto – uma bola, uma flecha, um disco – em algum lugar – num alvo, num gol, numa cesta).

E há esportes que talvez a gente nem saiba, mas que foram criados bem perto do nosso quintal. Dois deles são o quimbol e o biribol. Coincidentemente, o Sesc desenvolve atividades constantes nas duas cidades que inventaram essas atividades: Piracicaba e Birigui, respectivamente. Em Pira, Joaquim Bueno de Camargo, o Quim, achou que seria uma boa juntar fundamentos do voleibol, do tênis e do futebol e criar uma nova modalidade. Então nasceu o quimbol, que se joga com raquetes e coletivamente. Neste ano, o Sesc Verão traz essa vivência para algumas unidades.

 

Já o biribol tem toda aquela cara de verão! Praticado em piscinas e em equipes, o esporte criado em Birigui parece muito com o vôlei porque as equipes ficam separadas por uma rede e jogam com o intuito de não deixar a bola tocar a água. No entanto, não é por oferecer uma forma de refresco ao calor do verão que essa modalidade não tem adeptos em todas as estações. Tem sim! E estão em muitas outras cidades além de Birigui.
Se você tem Credencial do Sesc e está com exame dermatológico em dia, pode aproveitar para experimentar o biribol em diversas unidades do Sesc, também na programação do Sesc Verão!

Ou pode ainda aproveitar a estação mais quente do ano para juntar os amigos e inventar um novo esporte; quem sabe um dia muitas outras pessoas o pratiquem por aí. Já pensou?

Fotos relacionadas