Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Tecendo o mundo para os pequenos

Com uma história mais antiga fora do Brasil, a circulação de intervenções e espetáculos artísticos voltados ao público de bebês tem crescido por aqui nos últimos anos, com grupos e trabalhos que têm dedicado tempo e empenho à pesquisa e se aprofundado nas particularidades desta faixa etária.
Isso possibilita acesso a bens culturais, o desenvolvimento da linguagem teatral, além de contribuir para uma formação mais completa e humana dos bebês, além dos próprios adultos que os acompanham.

Dialogando com essa produção e pensamento, e acreditando na importância de incluir bebês e adultos ,no convívio social mais amplo o Sesc apresenta o espetáculo Pequenos Mundos, performance de dança-teatro para bebês de 0 aos 3 anos. Os portugueses da companhia Fadas e Elfos passarão pelo Sesc São Carlos, Sesc Pinheiros e pelo Sesc Santos.

A peça funciona como um pequeno jogo, um livro aberto que configura e apresenta ambientes, gerando diversas variações de estímulos cognitivos, especialmente pensados para os pequenos.

Estes “Pequenos Mundos” são construídos com formas e sons muito simples, complementados pela gestualidade e pela presença dos intérpretes em cena.

Num ambiente intimista e acolhedor, o espaço em branco contrasta com as formas, as cores e as imagens que ressaltam e dão relevo, brincando com jogos de oposição, tão próprios das descobertas dos bebês:

desaparecer/aparecer | leve/pesado | rápido/lento| grande/pequeno.

A musicalidade dos sons da natureza e pequenos ruídos compõem o ambiente musical do espetáculo. As imagens apresentam homens que voam, animais exóticos e variações de luminosidade, que criam um ambiente com diversas possibilidades lúdicas.

A concepção do trabalho é de Joclécio Azevedo e Teresa Prima. O brasileiro vive no Porto desde 1990, é performer e coreógrafo. A portuguesa também vive no Porto e atua na área de pedagogia da dança e expressão dramática. Para as sessões no Brasil, a interpretação fica por conta de Isabel Costa, portuguesa da cidade do Porto, mestre em práticas artísticas contemporâneas.