Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sala Sesc de Cinema: Exibições em Fevereiro

Cena do filme 'Neruda'(Direção: Pablo Larrain)
Cena do filme 'Neruda'(Direção: Pablo Larrain)

Começando as exibições, no dia 2, a Sala Sesc de Cinema exibe o filme Norueguês, 'Oslo, 31 de Agosto'. A produção conta a história de Anders, um jovem que ganha por um dia a permissão de sair da clinica de reabilitação em que está internado, para visitar seus amigos e ir a uma entrevista de emprego. Durante o seu dia, Anders será confrontado com seus erros passados, que lhe fará refletir sobre sua própria existência. O filme recebeu oito prêmios e foi indicado a outros 12. Entre os que recebeu, destaque para o de Melhor Direção de Fotografia e o Bronze Horse para Joachim Trier no Festival de Cinema de Estocolmo; o Prêmio Especial do Júri do Festival Internacional de Cinema de Istambul para Joachim Trier; e os prêmios de Melhor Direção e Melhor Edição no Prêmio Amanda, na Noruega.

Dia 9, será exibido 'Eu, Daniel Blake'. O filme britânico-franco-belga, dirigido pelo premiado Ken Loach, conta o drama vivido por Daniel Blake, que após ter sofrido um infarto, tem dificuldades para encontrar um novo emprego. A produção foi vencedora da Palma de Ouro, em Cannes, em 2016, a segunda do diretor Ken Loach.  Em Eu, Daniel Blake, o diretor retorna ao habitual tema da defesa das minorias perante os abusos cometidos pelo Estado, agora em relação à burocracia existente para se obter benefícios sociais concedidos pelo governo. A história foi escrita pelo amigo e roteirista Paul Laverty, depois de percorrer bancos de alimentos, centros de emprego e outros cenários trágicos do Reino Unido de hoje.

Outro longa que faz parte da lista de fevereiro é a produção norte-americana 'Como Você É', dirigido por Miles Joris-Peyrafitte e lançado em 2016. A exibição será no dia 16. O diretor Miles Joris-Peyrafitte não passava de um recém-nascido quando Kurt Cobain morreu. Porém, por influência do irmão mais velho e um posterior mergulho na obra da icônica banda Nirvana, o diretor e roteirista foi capaz de compreender perfeitamente a importância da banda e a influência do grunge no início dos anos 90. Pois isso se comprova em Como Você É, filme de estreia do jovem cineasta que não só referencia a música "Come As You Are", como evoca habilmente todo um estado de espírito, toda uma época. Na trama, Jack (Owen Campbell) é um estudante do ensino médio que vive com sua mãe solteira Karen em uma cidade suburbana dos Estados Unidos, nos anos 90. Ele não tem amigos e não se encaixa em nenhum grupo, até que o novo namorado de sua mãe muda-se para sua casa e traz junto seu filho Mark (Charlie Heaton, o Jonathan da festejada série "Stranger Things"). A semelhança de Jack com Kurt Cobain é um dos mistérios do longa.



Para encerrar com chave de ouro, dia 23, acontece a exibição do filme de múltipla-nacionalidade Chile/Argentina/França/Espanha, 'Neruda'. O longa, dirigido pelo premiado diretor Pablo Larrain, conta a história fictícia do poeta chileno, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda. O filme foi indicado à categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Globo de Ouro de 2017.

É sabido que o chileno Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, nome de batismo do de Neruda, foi um dos escritores mais reverenciados da literatura latino-americana, prêmio Nobel de Literatura em 1971. Porém, “Não conhecemos sua vida privada”, atesta o conterrâneo cineasta Pablo Larraín, em entrevista. “Não sabemos exatamente que tipo de coisas ele costumava dizer ou imaginar em relação às pessoas mais próximas”. E foi esse exercício de preencher lacunas, de “pura invenção”, como acredita o diretor, a grande aposta da produção.  Recém-indicado como melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, e representante do Chile na corrida do Oscar, a produção não é uma cinebiografia tradicional. Passada no final dos anos 1940, a obra aborda especificamente a perseguição anticomunista a que o político (ele era também senador), vivido por Luis Gnecco, foi submetido, capitaneada pelo inspetor Peluchonneau (Gael García Bernal).

As exibições acontecem no Teatro do Sesc Rio Preto, toda quinta-feira, às 20h30, com entrada gratuita e ingressos disponíveis para retirada com uma hora de antecedência. Verifique a classificação indicativa e outras informações clicando nos links dos títulos dos filmes.

Bom filme!