Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Armazém do Brasil - Memórias do Comércio

Funcionários e amigos de Antônio Favano em seu armazém, na Rua Benjamin de Oliveira, em 1957
Funcionários e amigos de Antônio Favano em seu armazém, na Rua Benjamin de Oliveira, em 1957

No dia 21 de fevereiro, foi lançado o livro Armazém do Brasil - Memórias do Comércio, na Federação do Comércio de São Paulo. A publicação, que retrata a Zona Cerealista, é resultado do mais recente projeto do Sesc de valorização da história e da memória oral, desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa.

O projeto começou na capital paulista, em 1994, seguiu para o interior rumo à região de Araraquara e São Carlos (1999/2000) e depois desceu a serra, rumo a Baixada Santista (2001/2002). Após registrar as memórias do Vale do Paraíba (2003/2004), de Campinas (2008/2009) e de retornar a São Paulo (2011/2012), ele se concentra agora na região central da capital.

Segundo Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc em São Paulo, esta edição teve início no ano de 2015 e "trata de uma área do Brás, surgida nos anos 1920, determinante para o comércio e distribuição de alimentos no Brasil, que é a conhecida Zona Cerealista".

A pesquisa incluiu os depoimentos dos atuais comerciantes da região, muitos deles descendentes dos imigrantes italianos que iniciaram as atividades de comércio de grãos e cereais naquela área, território no qual está instalada a Ocupação Sesc Parque Dom Pedro II.

Durante o lançamento, foi inaugurada a Exposição Armazém do Brasil - Memórias do Comércio da Zona Cerealista, homônima a publicação, que permanecerá aberta ao público até o dia 19 de maio, no 3º andar da Fecomercio (R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo), onde também está localizado o Sesc Memórias, centro de preservação da memória do Sesc no estado de São Paulo.

 

Para conhecer as pesquisas do projeto Memórias do Comércio em São Paulo, acesse: http://www.museudapessoa.net/pt/memorias-do-comercio.

E a partir de 21 de maio, a Ocupação Sesc Pq. Dom Pedro recebe a exposição Armazém do Brasil; saiba mais clicando aqui.