Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - A Chegada da Bicicleta em São Paulo

A bicicleta surgiu como um meio de transporte que revolucionou toda uma sociedade. Durante a revolução industrial no século XIX, ela se popularizou pelo seu fácil acesso e se tornou parte da sociedade, se desenvolvendo até ao modelo mais atual: as bicicletas elétricas.

Dados históricos dizem que a Bicicleta chega ao Porto de Santos em meados de 1984, 1 ano após o carro. Mas por ser muito mais acessível, se popularizou em toda a cidade, até nas camadas mais pobres, conectando assim, pessoas a lugares com maior facilidade.

A aristocrática paulistana Veridiana da Silva Prado foi fundamental para esta popularização, pois em suas terras na Consolação, onde hoje encontra-se a Praça Roosevelt, foi criado o Velódromo Paulistano. Haviam outros esportes, porém lá o ciclismo se popularizou e povoou o entorno com lojas que ofereciam aulas gratuitas no espaço.

Possivelmente a primeira revista brasileira dedicada exclusivamente para bicicletas e adeptos do ciclismo - a revista Bicycleta - era um semanário que surgiu em 1896. Inspirada na publicação francesa Bicyclette, a edição da revista ficava a cargo de Otto Huffenbächer, natural de Campinas e que, além de empresário (tinha uma tipografia), era exímio ciclista.

Nas primeiras décadas do século 20, não eram raros os casos de atropelamento de ciclistas por parte de bondes e automóveis, similares aos que vemos hoje com ônibus e carros modernos, assim como também haviam muitos registros de acidentes com pedestres.

O ciclistas reivindicam por espaços e a cidade aos poucos tem começado a enxergar que, além de acessível, a bicicleta conecta lugares e pessoas de forma rápida e barata. Porém, precisamos ter uma cidade que pense e projete espaços para que este percurso se torne seguro.

--

Bibliografia:

Monaretas
São Paulo Antiga

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.