Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Ghost Bikers

As Ghost Bikes (bicicletas fantasmas em tradução livre) são pequenos memoriais para ciclistas que são mortos ou acidentados em acidentes de trânsito na rua. Uma bicicleta é pintada toda de branco e colocada perto do local do acidente, acompanhada por uma pequena placa que conta a história do ciclista. 

Elas servem como lembretes da tragédia que ocorreu e é feita de forma anônima, se tornando verdadeiras declarações silenciosas em apoio ao direito dos ciclistas de viajar com segurança. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento ou que seja considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer.

As primeiras Ghost Bikes foram criadas em St. Louis, Missouri, em 2003. Atualmente, existem mais de 630 Ghost Bikes que apareceram em mais de 210 locais em todo o mundo. 

A primeira Ghost Bike em São Paulo foi instalada no final de 2007, na Av. Luis Carlos Berrini, um dos principais eixos comerciais e de negócios da cidade. Até hoje não se sabe o nome do ciclista que morreu. Até 2015 haviam 15 bicicletas instaladas na cidade, e o projeto se espalhou para diversas outras cidades, tendo em vista o aumento da prática e, consequentemente, de acidentes.

Para quem cria e instala os memoriais, a morte de um colega ciclista chega em casa, pois todos, ciclistas e motoristas, viajam pelas mesmas ruas inseguras e enfrenta os mesmos riscos; logo, poderia facilmente ser qualquer um de nós. 

--

Bibliografia: 

Ghost Bikes
Vá de bike

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.