Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Ciclovia na Avenida Paulista

Em 29 de Junho de 2002, ciclistas se reuniram na Avenida Paulista pela 1ª vez exigiram investimentos para bicicletas e soluções alternativas de transporte. Desde então, tornou-se parte da rotina paulista a manifestação ocorrer toda sexta-feira.

Os cicloativistas pedem a soluções e propostas sobre o transporte desde o fim dos anos 1980, mesma época em que a cidade perdeu sua primeira ciclovia, que foi destruída para dar lugar a um túnel.

“Em 2015, de maneira simbólica, no domingo 28 de junho, a polêmica ciclovia no principal cartão postal da capital paulistana foi inaugurada em clima de festa, com muitas bicicletas, milhares de pessoas - incluindo muitas crianças - participando de atividades pela Avenida Paulista, e alguns poucos protestos isolados contra corrupção e o PT, partido do então prefeito Fernando Haddad.”

O Projeto impulsionou um plano de metas que previa implementar 336 km de Ciclovias em um período de 3 anos. Haddad cumpriu esta meta ao final de sua gestão.

Hoje, a Ciclovia da Paulista é utilizada diariamente pelos ciclistas e cidadãos, que tiveram maior acesso às bicicletas com a disseminação das bikes de aluguel. Aos domingos, com a avenida fechada, ela se torna um dos principais pontos de lazer da cidade.

--

Bibliografia:

Estadão
BBC

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.