Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Rota Márcia Prado

Márcia Prado era bastante ativa no cicloativismo, participava dos encontros na Praça do Ciclista, era muito presente na Bicicletada e nas manifestações diversas que ocorriam em São Paulo, defendo o direito do ciclistas de circularem e serem vistos.

Segundo o Vá de Bike, “Ela era uma das signatárias do Manifesto dos Invisíveis. Ao contrário do que alguns jornalistas desinformados divulgaram à época, o Manifesto não é um texto pedindo ciclovias. Muito pelo contrário! É um texto que pede que nosso direito de circulação seja respeitado, afirmando que não iremos esperar que a cidade tenha ciclovias em todas as avenidas para que possamos circular de bicicleta.”

Porém, em Janeiro de 2009, Márcia Prado foi morta por um motorista de ônibus na Av. Paulista. Sua Ghost Bike é uma das mais visitadas, e fica localizada na Av. Paulista.

Em maio de 2017, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei nº 569/2017 que institui a Rota Cicloturística Márcia Prado no âmbito estadual, ligando São Paulo à Baixada Santista. Fruto de um intenso trabalho de várias pessoas, visa não apenas homenagear Márcia Prado, mas resgatar a dignidade do movimento ciclístico que se expande e está na ordem do dia.

O Projeto é resultado de um processo de luta social, tal qual inúmeros outros movimentos que se formaram ao longo dos tempos e resultaram em leis afirmativas.

Ainda conforme o Vá de bike, “A rota cicloturística Márcia Prado passa por diversos municípios e, na cidade de São Paulo, foi oficializada através da Lei Municipal 15.094/2010 e regulamentada pelo Decreto 51.622/2010. Ademais, além de desenvolver, de forma sustentável, o turismo na região, a proposição impulsiona a educação ambiental e incentiva a organização das comunidades locais relacionadas ao turismo, artesanato e geração de novas fontes de emprego e renda”.

Com a rota oficializada, a já tradicional descida para Santos de Bicicleta se torna parte dos calendários. Ao longo dos anos, os organizadores buscam aapoio das prefeituras e do Estado. Em 2018, a organização do Grupo Pedal Anchieta contou com 40 mil participantes descendo de São Paulo à Santos em um sábado.

--

Bibliografia:

Pra quem pedala
Vá de bike

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.