Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Do Sul ao Norte – a produção de conhecimento em movimento

veiculoSUR  é um projeto de residência artística internacional que se configura como uma plataforma de criação e intercâmbio, que tem o deslocamento como provocador de reflexões. Este deslocamento é um convite para que artistas e pesquisadores se aproximem dos contextos econômicos, sociais, políticos e artísticos de cada lugar onde a residência é realizada, apreendendo as diversas maneiras de fazer arte.

A ideia para o projeto surgiu, em 2014, durante a residência Movimiento Sur, no Chile, com o intuito de promover o encontro de artistas de países do hemisfério Sul e do hemisfério Norte e a circulação deles por estes diferentes espaços, questionando a produção de conhecimento baseada nos preceitos do Norte, sobretudo a do eixo Europa Ocidental - Estados Unidos, e propondo outros modos de criar e produzir, reconfigurando os conceitos de “nortes”, para além das convenções político-geográficas.

A primeira edição do veiculoSUR foi realizada em 2018 e percorreu Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), São Paulo (Brasil), Bourges e Lyon (França) e Munique (Alemanha). Neste processo, foram envolvidos artistas, curadores e instituições para pensar questões sobre o corpo estranho, as normas sociais e as diferentes coreografias que esses diferentes corpos, de diferentes origens, histórias e materialidades podem produzir. Em São Paulo, as ações ocorreram no Sesc 24 de maio e ocuparam diversos espaços da Unidade, além das ruas do centro da cidade.

Em 2020, um grupo de seis artistas circulará por sete cidades de seis países diferentes: Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), São Paulo (Brasil), Bourges e Lyon (França), Munique (Alemanha) e Helsinque (Finlândia). Em cada uma destas cidades, serão vivenciados processos colaborativos, entre artistas e curadores de diferentes linguagens, além de articuladores culturais, cujos trabalhos questionam a regulamentação, propõem narrativas alternativas e refletem sobre os corpos porosos ou "estranhos".
 

A residência veiculoSUR propõe o deslocamento como um formato, tanto em termos de criação artística quanto de mobilidade ideológica. Os encontros são movidos pela relação com o entorno, a arquitetura, o território, o urbanismo, os códigos sociais e como estes repercutem em nossos corpos. Há uma busca constante de reconhecer, apesar das distâncias e diferenças, um novo modo de criação, uma convergência de ideias que ajude a deslocar as ações e criar novas experiências para aqueles que vivem nos espaços públicos por onde o projeto circula.

Cada país integrante da rede veiculoSUR contará com uma comissão de curadoria responsável por selecionar o artista local. Para se inscrever, os interessados devem residir na cidade de São Paulo e enviar informações sobre seus trabalhos e pesquisas e dizer como elas dialogam com a proposta do projeto. O prazo para inscrições vai até 20 de março e todas as informações podem ser encontradas no endereço plattformplus.com.

veiculoSur é uma colaboração em rede que conta com a parceria do Sesc São Paulo, Iberescena Artes Escénicas Iberoamericanas (Chile), Espacio de Arte Contemporáneo, GEN Centro de Artes y Ciencias, Casa Almargen, Goethe-Institut São Paulo , Asso Emmetrop, NTH8/Nouveau théâtre du 8e - Lyon / Collectif Les Trois-Huit , Kulturreferat der Landeshauptstadt München , Tanztendenz, Institut français München, Baltic Circle, HIAP - Helsinki International Artist Programme e Embaixada do Brasil em Helsinque Lusofonia e.V.