Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Histórias de Refúgio

Tendo a diversidade cultural como um valor, o Sesc São Paulo desenvolve atividades socioculturais e educacionais para refugiados e solicitantes de refúgio residentes no Estado de São Paulo. O refúgio é uma instituição jurídica de proteção a pessoas que fogem de seus territórios originais por terem suas vidas ameaçadas por motivos de raça, religião, etnia, opiniões políticas e pertencimentos a grupos sociais. Ainda que fundamental, essa definição não dá conta de entender a singularidades das narrativas por trás desses contextos.

Pensando nisso, o painel Histórias de Refúgio traz pessoas em situação de refúgio e imigrantes residentes no Brasil contando suas histórias de vida, os acontecimentos e as situações que os obrigaram a deixar seus países de origem. Relatam o abandono, em muitos casos não só do cotidiano, mas da família, da cultura, dos alimentos a que estavam acostumados, e que hoje residem em memórias afetivas.

Trazem também a descoberta de um novo lugar, um outro idioma, e a integração às comunidades nas quais chegam. Falam de resiliência, das possibilidades de encontro, de amores, de dificuldades, de trabalho e de saudade. Falam de um capítulo de vida, que poderia ser de qualquer pessoa. Trata-se de um convite ao exercício de escuta, para abraçar as diferenças e ter horizontes ampliados como recompensa.

 

Sameh Brglah, refugiado da Síria.


Sylvie Mutiene, refugiada da república Democrática do Congo.

 

Mahboubeh Khademolhosseini, refugiada do Irã.

 

Mohammad Al Jamal, refugiado do Líbano.

 

Hesouwe Soh Tchao, refugiado do Togo.

 

Carlos Ernesto, refugiado do Peru.

 

Diamou Fallou Diop, refugiada do Senegal.

 

Kosy Yayra Kodzode, refugiado do Togo.

 

Lara Lopes, refugiada do Moçambique.

 

Dylines del Carmen Guanipa, refugiada da Venezuela.

 

Renee Abegail, refugiada da Guiana Inglesa.

 

Salim Hassan, refugiado da Palestina.

 

Junia Larosse, refugiada do Haiti.

 

Yolimar Josefina, refugiada da Venezuela.

 

Os depoimentos foram colhidos remotamente durante o isolamento social pela pandemia de Covid19 pelas Unidades do Sesc Consolação, Sesc 0sasco e Sesc Piracicaba e editados pelo Centro de Produção Audiovisual do Sesc SP.

 

Para conhecer mais do trabalho do Sesc nesse âmbito, clique aqui, ou acesse: sescsp.org.br/culturas_emtransito