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Aprender brincando

Com 25 anos de vida, o programa de educação não formal Sesc Curumim, voltado a crianças de 7 a 12 anos, oferece a oportunidade aos participantes de interagir por meio de atividades lúdicas, aprimorando suas capacidades de sociabilização, de expressão e de percepção. Presente em 25 unidades do Sesc, atrai, anualmente, cerca de 3.500 inscritos e busca, acima de tudo, o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

De duas a quatro vezes por semana, há atividades nas áreas de artes visuais, artes cênicas, literatura, meio ambiente, físicoesportivas, entre outras, por até quatro horas por dia. Os diferentes contextos e características das unidades podem acarretar uma flexibilização de tempo e de espaço, porém em todos eles estão inclusas as atividades programadas, o desenvolvimento de projeto, o tempo livre, o lanche/refeição e o momento de ações de promoção da saúde, além das rodas inicial e final.

Por meio de atividades lúdico-pedagógicas, o Sesc Curumim busca incentivar desde cedo a adoção de valores importantes, como a afetividade, a cooperação, a autonomia e o respeito pelo próximo. De acordo com o coordenador do programa, da Gerência de Programas Socioeducativos, Henrique Barcelos, tudo foi pensado para que a criança seja uma criança. “Temos como diretriz admitir que todo processo de exercício da cidadania, embora voltado para o futuro, não pode abstrair os valores do presente, próprios do universo infantil, e com eles tem de ser necessariamente articulado”, explica. “Assumimos a brincadeira como o valor fundamental da ação educativa, entendida como a melhor forma de afirmação da criança e de sua identidade.”

Barcelos ainda ressalta a importância dos educadores que mediam as atividades dentro desse contexto. Além de passarem por treinamentos internos, todos eles são estimulados a participar de cursos para complementar suas formações, sem que se perca, no entanto, o foco da perspectiva de atuação. “A participação em congressos e seminários é fomentada, principalmente no que se refere à apresentação de trabalhos relacionados às ações desenvolvidas no programa”, afirma. “Além disso, o coordenador local do Curumim exerce um papel fundamental, na articulação da equipe.”

Segredo

De caráter mais livre que um ambiente escolar tradicional, as atividades sugeridas pelo Sesc Curumim podem ser exercidas em todos os espaços das unidades: quadras e ginásios esportivos, teatros, piscinas, jardins, bibliotecas, comedorias, oficinas artísticas ou mesmo exposições. Além disso, ambientes externos também podem ser explorados. Muitas vezes, são realizados passeios e visitas em espaços públicos ou privados.

O sucesso da fórmula que compõe a trajetória do Sesc Curumim se deve às metas cumpridas há tanto tempo, como explica Henrique Barcelos. Em primeiro lugar, o programa busca garantir espaços e horários para brincar, se expressar e conviver entre si. Além disso, tem por objetivo ampliar o repertório cultural dos participantes, para que possam se conhecer e se relacionar por meio de diferentes estímulos e possibilidades. “Para isso, buscamos favorecer inúmeros momentos nos quais as crianças tenham oportunidade de compartilhar seus saberes com os colegas e tenham acesso à produção cultural diversificada de qualidade, da qual podem se apropriar”, acrescenta. 

Dessa forma, o programa Sesc Curumim segue trabalhando em cima do conceito de comunidade educativa, a fim de promover reflexões e ações que reforçam a corresponsabilidade de todos na educação de crianças e adolescentes.

Pensando nisso, Barcelos relata que, a cada ano, a equipe do Sesc tem intensificado as ações com os familiares por meio de encontros, reuniões, palestras, oficinas e vivências entre pais e filhos.

 

Repertório ampliado

Ações que estimulam interação, higiene e conhecimento integram o Sesc Curumim

Calcado no conceito de diversidade, o Sesc Curumim oferece um leque de atividades que abrangem argumentação, experimentação, diversão, livre-arbítrio, nutrição e saúde. Sempre presente no cotidiano do programa, a roda é o espaço para a construção coletiva das regras de convivência e tomada de decisões, atenuando possíveis conflitos que possam existir ao longo do período de atividades e permitindo a elaboração conjunta de programação e encaminhamento das ações. Nesse momento, as crianças praticam o exercício da argumentação, aprendendo a falar e a ouvir, de forma a despertar o respeito às diferenças.

Ao longo do dia, ocorrem inúmeras brincadeiras e vivências, que envolvem teatro, dança, literatura, música, esporte, cinema, jogos, internet, artes plásticas, jornal, culinária, rádio, entre outras. No entanto, é igualmente importante o momento sem a mediação direta do educador. Esse é o chamado horário livre. Dentro desse intervalo de tempo, os pequenos autorregulam suas ações, socializando-se enquanto criam as próprias brincadeiras.

O programa ainda inclui um lanche ou refeição. Nessa hora, a equipe de nutricionistas do Sesc trabalha os conteúdos de segurança alimentar e educação nutricional. Devidamente alimentados, os participantes seguem para as ações de promoção de saúde. No início de cada semestre, todos recebem um kit escovação – escova, fio dental, pasta dental, limpador de língua –, que é utilizado logo após a refeição. Normalmente acompanhadas por dentistas da unidade, que as orientam individualmente, as crianças são estimuladas a realizar a higiene bucal.