Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que são os Clusters Criativos?

Profissionais da Inglaterra, Argentina, Canadá, Espanha, Dinamarca, Holanda e França se reunirão em São Paulo, nos dias 27 e 28 deste mês, para o Seminário Internacional de Clusters Criativos. O encontro será realizado no Teatro Raul Cortez e é organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pelo Sesc-SP, com tradução simultânea para português e transmissão, em tempo real, pela internet através do link fecomercio.inaclive.tv.br

Os especialistas internacionais vêm ao Brasil contar como clusters criativos - concentrações geográficas de empresas do setor criativo, como tecnologia, design, arquitetura, moda, literatura, gastronomia e artes visuais, entre outras - estão provocando mudanças positivas, tanto econômicas quanto sociais, em cidades que decidiram apostar nessa tendência.

Enrique Avogadro, diretor de Indústrias Criativas e Comércio Exterior de Buenos Aires e diretor do Centro Metropolitano de Design da cidade define resumidamente Cluster Criativo como a reunião de empresas concorrentes ou não de um mesmo setor econômico (de preferência, com atividades de inovação e criatividade) que se instalam em um único bairro, em geral, fora do centro. Assim, além de transformar a região em referência em um determinado assunto, facilita a cooperação entre companhias e melhora a qualidade de vida de quem trabalha em um cluster (que pode morar perto de onde trabalha, já que as empresas de seu setor sempre estarão em um único lugar). “Nosso objetivo é desenvolver um plano que consolide as atividades criativas, que hoje já respondem por 10% da economia de Buenos Aires, tornando tão importante quanto o turismo ou comércio”, diz Enrique Avogadro, um dos palestrantes convidados do Seminário, em matéria para Revista Exame [25/06/2013]

A abertura do evento acontece na noite da quinta-feira (27), com palestra do especialista britânico em desenvolvimento cultural e diretor da Creative Clusters Conference and Network, Simon Evans.

Já na sexta-feira (28), na parte da manhã, serão apresentadas as experiências das cidades de Buenos Aires (Argentina), Montreal (Canadá) e Granollers (Espanha). Para o período da tarde estão reservadas as exposições sobre o desenvolvimento de clusters criativos nos países nórdicos e em Eindhoven (Holanda). O professor de economia da Universidade Sorbonne, de Paris, Xavier Greffe, fecha o evento com palestra sobre o impacto dos clusters e as formas para apurar os efeitos por eles gerados.

A moderação dos debates está a cargo do doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e vereador de São Paulo, Nabil Bonduki, e pelo ex-secretário de Cultura da cidade e professor do departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da USP, Carlos Augusto Calil.

Conheça abaixo os participantes e o tema de suas palestras:

quinta-feira, 27 de junho - 19h30

- Simon Evans (Inglaterra), diretor da Creative Clusters Conference and Network, apresentará o conceito de cluster criativo, os benefícios para as comunidades e seu poder de regeneração de espaços urbanos. Ele também abordará as vantagens da união das empresas em uma mesma localidade e estratégias de fomento governamental. 

sexta-feira, 28 de junho - a partir das 9h

- Enrique Avogrado (Argentina), diretor de Indústrias Criativas e Comércio Exterior de Buenos Aires e diretor do Centro Metropolitano de Design da cidade, vai falar como foram pensados os distritos criativos da capital argentina, sua gestão e lições aprendidas com parcerias público-privadas.

Caroline Dubuc (Canadá), curadora de design do escritório de design de Montreal, detalhará as iniciativas de integração de profissionais de arquitetura e design no desenvolvimento de projetos que melhoraram o ambiente urbano da cidade e a qualidade de vida da população.

- Maria Teresa Llobet (Espanha), coordenadora do Roca Umbert Fàbrica de Les Arts, vai explicar a aposta da cidade de Granollers, município próximo a Barcelona, na indústria criativa a partir do projeto Fábrica de Les Arts, antiga fábrica transformada em centro cultural.

- Ramus Wiinstedt Tschernings (Dinamarca), diretor do Centro para a Cultura e Experiência da Dinamarca, contará como os países nórdicos estão se desenvolvendo e ampliando emprego com o sucesso da indústria criativa, analisando políticas nos níveis regional, nacional e de União Europeia.

sexta-feira, 28 de junho - a partir das 14h30

- Anne Mieke Eggenkamp (Holanda), ex-diretora da Academia de Design de Eindhoven, falará sobre a região de Brainport, reduto de pesquisa e criação tecnológica local voltado para o desenvolvimento de inovações em sistemas, materiais de alta tecnologia, alimentos, indústria automotiva, saúde e design. O ambiente favorece um ecossistema de inovação que permite às boas ideias encontrarem caminho para ir ao mercado mundial.

- Xavier Greffe (França), professor de Economia da Universidade Sorbonne, falará sobre os impactos dos clusters e as formas de apurar os efeitos econômicos e sociais por eles gerados. A mensuração se torna importante para mostrar a sinergia gerada pelos clusters e os benefícios da concorrência entre as empresas.