Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quem poderá sair desse inferno criado por Sartre?

Chris Couto, Sabrina Greve e José Geraldo em cena<br>Foto: Divulgação
Chris Couto, Sabrina Greve e José Geraldo em cena
Foto: Divulgação

Em No Exit-Entre Quatro Paredes, até 4/agosto no Sesc Santo André, Caco Ciocler faz sua terceira inclusão como diretor. O texto, de Jean Paul Sartre, conta a história de três indivíduos condenados a conviver juntos no inferno

No Exit – Entre Quatro Paredes é a nova versão do texto Huis Clos, escrito em 1944 por Jean Paul Sartre. Conhecido pela frase “o inferno são os outros”, o filósofo e escritor francês foi um grande representante do existencialismo, que exerceu militância política apoiando a esquerda através de sua vida e sua obra.

Escrita por Sartre para uma amiga durante a Segunda Guerra Mundial, período de muitas dificuldades para a Europa, a peça necessitava de um elenco enxuto, para respeitar a montagem original. Assim, foi concebida esta adaptação, em que o resgate do trabalho do ator ganhou o foco principal. Para tanto, o cenário foi todo construído com material reciclável.

Em sua terceira inclusão como diretor, Caco Ciocler conduz o elenco formado pelos atores Chris Couto, Sabrina Greve, José Geraldo Junior e Ando Camargo. Para o diretor, a peça mostrou, a cada ensaio, questões cada vez mais contemporâneas. “Sartre colocou esses personagens juntos no inferno não apenas para pagarem por seus crimes e enxergarem-se através do olhar do ‘outro’. Num nível mais profundo, foi para descobrirem que a ausência do ‘outro’ como espelho, como retorno de nossas próprias afirmações, é que é o verdadeiro inferno. E é nesse contexto que a ação da peça acontece”, explica.

O espetáculo, que teve estreia nacional no dia 12/julho, narra a história de três personagens: o covarde Garcin, a fútil burguesa Estelle e a egoísta funcionária dos correios, Inês. Eles são recepcionados pelo Criado, funcionário do inferno responsável por trazer cada um dos indivíduos à sala.

Sem a necessidade de se alimentar e dormir, esses estranhos estão confinados em um ambiente sem espelhos, apenas com algumas poltronas e objetos. Perplexos com um inferno sem castigos físicos e com ares de um salão clássico, eles descobrem que estão condenados a penas piores do que imaginam.

“Sem um ‘outro’, que devolva para cada um deles suas imagens e a crença em suas identidades, eles correm numa tentativa desesperada de aplacar suas angústias, nem que para isso tenham que reproduzir ali, no inferno, e para toda a eternidade seus algozes imaginários”, conclui Caco.

Ficha Técnica
Texto – Jean Paul Sartre
Direção – Caco Ciocler
Tradução – Ricardo Grasson
Adaptação – Maria Eugênia Mourão
Elenco – Chris Couto, Sabrina Greve, José Geraldo Junior e Ando Camargo. Assistente de Direção – Ricardo Grasson
Concepção de Cenário – Maria Betânia Oliveira, Ricardo Grasson e Caco Ciocler. Designer de Cenário – Daniela Bueno e Marcello Cersosimo – 100’t
Figurinos e Adereços – Rosângela Ribeiro
Iluminação – Wagner Antonio
Fotografias e Vídeo – Gabriela Ramos
Designer Gráfico – Fernando Gimenes
Técnico de Luz e Som – Cícero de Andrade
Produção – Maria Betania Oliveira e Ricardo Grasson
Assistente de Produção – Ruy Dealis
Duração – 80 minutos

Saiba mais

Jean Paul Sartre