Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça o Programa Mesa Brasil do Sesc em São Paulo

Minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, esse é o principal objetivo do Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, que completa 20 anos em 2014

Criado em 1994, o Mesa Brasil integra o Sesc, doadores, instituições sociais e voluntários, formando uma grande rede de conexões emergenciais que reaproveita o que era aparentemente descartável. Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todo e qualquer cidadão, o projeto expande suas ações no estado de São Paulo trabalhando como um elo entre empresas e instituições sociais. 

Alimentos in natura ou industrializados, que perderam seu valor comercial, mas encontram-se em condições próprias para consumo, são recolhidos em empresas e imediatamente encaminhados a instituições que os utilizam na preparação de refeições servidas aos assistidos. Em 2012, foram arrecadados 3.837.485,90 Kg, entre as 650 empresas doadoras, beneficiando, semanalmente, 120 mil pessoas em 630 instituições.

O programa motiva e subsidia, por meio de sua experiência, a criação e o fortalecimento de Bancos de Alimentos em todo o país. Promove a parceria entre diversos protagonistas sociais, estimulando ações educativas e que busquem a autonomia das pessoas. 

O que pode ser doado

Alimentos que não são aproveitados integralmente em processos industriais ou por condições particulares de comercialização (prazo de validade já próximo, alto grau de maturação), como:

- legumes, verduras e frutas;
- frios, leite e laticínios;
- grãos e cereais;
- enlatados e conservas;
- sucos;
- pães e massas;
- carnes;

Quem pode particiar do programa

- Empresas que produzem ou comercializam alimentos: centrais de distribuição, supermercados, padarias, sacolões, padarias, indústrias, feiras.

- Instituições sociais: creches, abrigos, albergues, asilos, casas de convivência, que desenvolvem ações sociais e educacionais e que, para se cadastrarem no Programa devem estar legalmente constituídas e atender alguns critérios.

Vantagens para as empresas doadoras

- Isenção do ICMS (Decreto nº 41577, de 03 de maio de 2002 - DOE de 06.05.2002) para os produtos doados ao Programa Mesa Brasil.
- Diminuição dos custos com eliminação de produtos sem valor comercial.
- Eficiência na coleta e distribuição da doações seguindo as normativas vigentes da Vigilância Sanitária.
- Divulgação da marca nos meios de comunicação do programa.
- Contribuição para o não desperdício de alimentos, ou seja, sua empresa estará amenizando o impacto de resíduos no meio ambiente.
- Apoio a instituições sociais assistidas por nutricionistas e assistentes sociais.
- Transparência nas ações e prestação de contas.
- Participação em ações educativas através de palestras e oficinas.

Colheita Urbana: Busca onde sobra, entrega onde falta

Para essa ação o Programa conta com veículos próprios para o transporte de alimentos, isotérmicos ou refrigerados, e equipes treinadas, que se responsabilizam pela seleção e correto acondicionamento dos alimentos.

No caso de grandes volumes enviados por indústrias, os produtos são armazenados em um grande depósito. O armazenamento desse alimento permite que a distribuição do mesmo possa ser feita utilizando vários veículos do Programa fazendo-os chegar aos diferentes municípios onde o Mesa atua e garantindo o atendimento de todas as instituições cadastradas no Programa no estado de São Paulo. A quantidade de alimentos doados é dividida entre as instituições sociais de acordo com o perfil do público, o tipo de produto, a validade e a capacidade de consumo.

Ação Educativa

O Programa realiza cursos, treinamentos, oficinas, workshops, palestras e seminários dirigidos às empresas e instituições sociais envolvidas nessa parceria para garantir, em todas as etapas deste processo, a qualidade dos alimentos, seu total aproveitamento, a preparação de uma refeição balanceada e segura, e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, trabalha conceitos como cidadania, autonomia e sustentabilidade, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das instituições sociais.

Unidades do Sesc São Paulo que desenvolvem o programa

Bauru
Carmo

Campinas
Interlagos
Itaquera
Osasco
Piracicaba
Rio Preto
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São José dos Campos
Taubaté

Livros de receitas

Boas formas para evitar o desperdício (2002)
(889 kb, em PDF)

Banco de Alimentos e Colheita Urbana - Receitas de Aproveitamento Integral dos Alimentos
(1,19 mb, em PDF)

Festival de receitas - parte 1
(236 kb, em PDF)

Festival de receitas - parte 2

(120 kb, em PDF)

História

A origem do Mesa Brasil, remonta a 1993, quando o SESC São Paulo engajou-se no movimento nacional idealizado e liderado pelo sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho: a Ação da Cidadania para o Combate à Fome e à Miséria e pela Vida. O SESC promoveu naquele ano, em São Paulo, “A Vigília Musical Contra a Fome”. Foram quase 24 horas ininterruptas de apresentações musicais, cuja venda de ingressos foi substituída pela doação de alimentos não perecíveis. Essa atividade, além da arrecadação dos alimentos, já agregava a tarefa de difundir conceitos de solidariedade, participação e mobilização. Os resultados foram muito positivos. A Vigília representou assim o início de ações estruturadas de educação para o combate à fome no SESC São Paulo.

Os primeiros estudos realizados para a implantação do programa foram efetivados já naquele ano, quando o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, foi convidado a participar do Congresso Americano de Bancos de Alimentos em Atlanta - Georgia – USA, onde conheceu alguns Bancos de Alimentos e outras experiências, destacando-se dentre elas a visita ao City Harvest de Nova York, um trabalho de Colheita Urbana. Iniciou assim pesquisas sobre experiências bem sucedidas, programas diferenciados de combate à fome e à desnutrição e também, notoriamente no caso brasileiro, contra o desperdício de alimentos, um grave problema que contrastava, e ainda contrasta de forma perversa com a questão da fome. Foi reunida uma farta documentação e realizado o contato com diversas organizações da sociedade civil, nacionais e estrangeiras.

Em 1994, com a denominação de Programa Mesa São Paulo, foi implantado o projeto experimental Cozinha Central. Empresários doavam alimentos in natura e o SESC, contando com sua estrutura de restaurantes e equipes de nutricionistas, preparava refeições que eram distribuídas a Instituições sociais cadastradas. A operacionalização desse projeto levantou diversas questões, tais como a legalidade e responsabilidade sobre a doação de alimentos preparados.

Com a experiência da Cozinha Central, o Sesc constatou a necessidade de um projeto mais abrangente, que desenvolvesse ações articuladas de distribuição de alimentos e de educação para a cidadania implantando uma rede de solidariedade envolvendo empresas doadoras, instituições receptoras e voluntariado. Em junho de 1995, foi promovido um amplo debate com a comunidade através do simpósio “O Desafio Social da Fome – A Empresa no Combate ao Desperdício”, e, em dezembro de 1996, o simpósio “O Desafio Social da Fome – A organização da Sociedade na Busca de Soluções”. Os dois simpósios geraram documentos e publicações referenciadas até hoje para a criação de novos projetos.

O Mesa São Paulo, a partir de 1997, deixou de distribuir refeições preparadas e, inspirado na experiência novaiorquina, implantou o sistema de colheita urbana, que simultaneamente combate o desperdício, a fome e implementa ações educativas.

Em 2003, o Departamento Nacional do SESC, também inspirado no Mesa São Paulo, visando ampliar sua ação social, criou o Programa Mesa Brasil SESC, uma Rede Nacional de Programas de Combate à Fome e o Desperdício de Alimentos, que já se espalhou pelo Brasil inteiro (está presente em todas as capitais e em várias cidades do interior dos estados).

20 Anos

Em novembro de 2014, o Mesa Brasil comemora 20 anos dedicados a combater o desperdício de alimentos. Em breve, o Programa ganhará um novo site.

Mais

:: Episódio, verídico, com um Silva, uma crônica de Lourenço Diaféria