Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc comemora 50 anos do Trabalho Social com Idosos

Encontro Nacional de Idosos acontece de 10 a 15/set no Sesc Bertioga
Encontro Nacional de Idosos acontece de 10 a 15/set no Sesc Bertioga

Programação especial nas unidades, Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso (8 a 11/set) e Encontro Nacional de Idosos (10 a 15/set), ambos no Sesc Bertioga, terão cobertura online no portal SescSP. Acompanhe aqui, no dia 11/set, a transmissão ao vivo de uma das convenções do fórum

O Sesc comemora 50 anos do Trabalho Social com Idosos (TSI), programa que prioriza a inclusão social do velho, sua participação política, e a criação de oportunidades de convivência entre as gerações e que teve início em 1963 no Sesc Carmo.

Ao longo desses anos, os diversos Encontros Regionais, Estaduais e Nacionais realizados pelo Sesc contribuíram para que os idosos participassem cada vez mais de sua comunidade, tornando-se produtores e consumidores de bens culturais e participando ativamente da construção de políticas públicas, como por exemplo, o Estatuto do Idoso.

Para comemorar estas cinco décadas, as unidades do Sesc trazem uma programação especial no mês de setembro.

Encontro Nacional de Idosos

Uma delas acontece no Sesc Bertioga de 10 a 15 de setembro: o Encontro Nacional de Idosos. Com a proposta de apresentar a cultura popular como elemento transformador, a “Teia de Saberes” pretende dar visibilidade aos idosos que atuam em diferentes realidades nas suas comunidades, e prestigiar aqueles, que, por meio das manifestações da cultura popular, compartilham saberes e estimulam outros cidadãos a transformar situações e pessoas.

Participam do encontro idosos ligados aos programas do Sesc no estado de São Paulo e nos demais estados do Brasil e também representantes de instituições parceiras do Sesc.

A programação, exclusiva para esse grupo, conta com shows, vivências, aulas abertas, intervenções, depoimentos, contação de histórias e muito mais. Acompanhe a cobertura na página do Sesc Carmo no Facebook e na EOnline.

Um dos destaques da programação é o “Ponto de Encontro – Troca de Saberes”, momentos em que participantes apresentam seus trabalhos e conversam com os presentes sobre sua ação na comunidade.

Giganto

O projeto fotográfico Giganto toma conta dos espaços do Sesc Bertioga para acolher os participantes do encontro e revelar seus personagens. Retratados como gigantes - por meio de fotografias superdimensionadas –, seus olhares e gestos, captados pela artista Raquel Brust, revelam homens e mulheres que fazem parte da história do TSI e, convidados a tomar parte da mostra, se reconhecem como protagonistas de uma história a ser revelada e compartilhada. Para o Encontro Nacional, Raquel captou imagens e vídeos em cinco unidades do Sesc: Carmo, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Bertioga. A exposição fica no Sesc Bertioga até 13 de dezembro.

Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso

De 8 a 11 de setembro acontece, também no Sesc Bertioga, o evento reúne representantes de diferentes organizações e profissionais que atuam na área do envelhecimento e propõe discussões a partir de quatro eixos temáticos: Formação e Educação Permanente; Autonomia, Direitos e Cidadania; Gerações e Intergeracionalidade; e Cuidado e Relações Sociais.

O objetivo é refletir e contribuir com propostas sobre as políticas sociais voltadas à população idosa brasileira. Durante o fórum será construído um documento de divulgação nacional, síntese dos resultados das discussões realizadas.

Ao Vivo

Durante o fórum, no dia 11 de setembro, das 10h às 12h30, o portal do Sesc fará a transmissão ao vivo de duas convenções:
• Conversa com o autor - Revista Sinais Sociais nº 22 - Carlos Eugênio Soares de Lemos, Lucia Helena França e Myriam Moraes Lins de Barros
• Lançamento do Livro “Conflito e Cooperação entre Gerações”, por José Carlos Ferrigno

Durante a transmissão, os internautas poderão enviar perguntas utilizando a #50anosTSI. Clique aqui para assistir e participe!

o que: 50 anos do Trabalho Social com Idosos
quando:

até 1/outubro

onde:

Diversas unidades