Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Idosos são convidados especiais do Festival Lugares da Memória

Memórias de Viagem com Sydnei Roveri | Sesc Consolação | Foto: Divulgação
Memórias de Viagem com Sydnei Roveri | Sesc Consolação | Foto: Divulgação

O festival Lugares da Memória, que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo de 21/set a 01/out, marca o Dia Internacional do Idoso com passeios, excursões, oficinas, bate papo, exposições e atividades artísticas

A programação proporciona o compartilhamento e a vivência de memórias entre os participantes em suas mais variadas expressões, destacando a importância da preservação da memória e o idoso como agente e elemento instaurador e agregador de uma comunidade.
Dentre as atividades é possível criar uma árvore genealógica e compor um caderno de memórias pessoais, ou coletivamente confeccionar uma colcha de retalhos costurada pelas lembranças de cada participante.

Contar e depois ouvir as lembranças reinterpretadas por atores, ou sentar em uma roda apreciando uma seresta regada com boa música e causos. Experimentar um brigadeiro de colher enquanto se compartilham receitas, livros, jogos e fotografias. Conhecer as artes e danças tradicionais que trançam os fios e passos de uma comunidade inteira, e descobrir a trajetória individual de personalidades que transformaram uma sociedade. Encontrar boas lembranças retratadas em um filme, ou produzir o próprio registro audiovisual com recordações pessoais sobre a história da cidade, da praça, do rio.

Para se aproximar de todos estes lugares onde a memória encontra seu elemento vital, as viagens são certamente uma das formas mais completas e sensíveis. Sejam elas viagens presenciais, ou mesmo apenas intelectuais, sensoriais. O festival “Lugares da Memória” convida os participantes para viajar em suas memórias, conectar com seus lugares, e por fim contribuir, desta forma, com o fortalecimento de sua própria identidade e a de muitas outras.

o que: Festival Lugares da Memória
quando:

21/setembro à 1/outubro

onde: Consulte a programação no portal ou faça o download do caderno de programação