Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Move Brasil: movimento o ano todo

Sofá ou parque? Carro ou bicicleta? Com o objetivo de convencer os brasileiros a incluírem esportes e atividades físicas no dia a dia foi criada a campanha Move Brasil. Trata-se de um movimento aberto para a participação de instituições, empresas e pessoas que se identificam com este objetivo.

A iniciativa partiu do Sesc, do Ministério do Esporte, do Ministério da Saúde, da Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA) e das organizações Atletas pelo Brasil, Autoridade Pública Olímpica (APO) e International Sports and Culture Association (ISCA)Por meio das instituições e parceiros engajados nesta causa, pretende-se aumentar o número de brasileiros ativos de todas as idades até 2016, expandir a oferta de esporte aos brasileiros em todo o país, e mostrar às pessoas o esporte como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.

O surgimento do Move Brasil coincide com um momento privilegiado, em que o esporte está em destaque no país: a realização da Copa FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A primeira grande ação da campanha aconteceu durante a Semana Move Brasil 2013, entre os dias 22 e 29 de setembro, com programação em mais de 116 cidades, de todos os estados, com o apoio de prefeituras, confederações de diferentes modalidades esportivas e organizações não-governamentais. 

O Sesc Verão 2014, com sua programação em todas as unidades do Sesc em São Paulo e o tema “Toda Hora é Hora. Esporte é Agora!” é também uma ação para o Move Brasil. A proposta debate a possibilidade de separar um tempo para o esporte e às atividades físicas no dia a dia. A ideia é encontrar brechas, seja para o bem estar, encontrar amigos ou pura diversão. O importante é se movimentar, e com muito prazer.

O mote da ação vai ao encontro do resultado de uma pesquisa feita com mil pessoas, encomendada pelo Sesc ao Instituto IPSOS, para o Move Brasil. Mais da metade dos entrevistados respondeu que nunca pratica atividades físicas e, dentre estes, 47% alegam falta de tempo e a correria do cotidiano como principal motivo.

Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, “a melhor maneira de conferir o amplo significado da campanha Move Brasil é passar a vivenciar no seu dia a dia as atividades físicas e o esporte. Perceber as alterações benéficas que o movimento proporciona ao corpo traz também possibilidades de interação, seja com o ambiente, seja com outras pessoas, que desfrutam dos mesmos interesses”.

De acordo com Maria Luiza de Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc em São Paulo, a programação do Sesc Verão 2014 “provoca o olhar das pessoas para que percebam as oportunidades de práticas físico-esportivas”. Segundo ela, o objetivo é contribuir para tornar “o brasileiro mais ativo fisicamente, por meio de atividades diversificadas e garantindo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

Prometa mais atividade física para o seu 2014

Para ajudar a mudar a rotina das pessoas, o Move Brasil aproveita do começo do ano de 2014 e a tradição de pensar nas metas a serem cumpridas durante os próximos meses e lança o aplicativo Promessas de Ano Novo no Facebook. 

Se quiser fazer suas promessas, é muito fácil. Basta entrar na página do Move Brasil no Facebook e procurar nos aplicativos o Promessas de 2014, e escolher sua promessa favorita. Para a meta não ser esquecida ou ficar em segundo e terceiro plano, convoque ajuda de seus amigos do Facebook. A ideia é que eles prestem atenção e te incentivem a praticar a atividade escolhida. É uma boa oportunidade para convidar os amigos para praticar junto. O que acha? Para acessar, clique aqui

A programação do Sesc Verão pode ajudar (e muito) a começar a cumprir sua meta. O projeto acontece em todas as unidades do Sesc em São Paulo, na capital, interior e litoral e podem servir de estímulo para continuar a praticar nos outros meses deste ano. Conheça a programação completa e escolha a que mais agrada.

***

Aproveite para acompanhar os posts da campanha nas redes sociais e receba em sua timeline posts informativos, mensagens motivacionais, curiosidades sobre modalidades esportivas, dicas de comportamento e alimentação saudáveis. É só curtir a página do Move Brasil no Facebook e seguir os perfis da campanha no Twitter, Instagram e YouTube