Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cultura Japonesa em cartaz no Sesc Taubaté

O Shodo, como é chamada a caligrafia japonesa, será tema de uma das oficinas<br>Foto: pixabay.com
O Shodo, como é chamada a caligrafia japonesa, será tema de uma das oficinas
Foto: pixabay.com

Nos dias 14, 15 e 16/fev o Sesc Taubaté realizará atividades inspiradas na cultura tradicional japonesa. A programação começa com o esporte, numa série de atividades que tem o judô como tema central

No judô, assim como nas outras artes marciais japonesas, não é apenas a força física e o combate que estão em jogo. É necessário desenvolver juntamente com o corpo, a mente e princípios de espiritualidade para se tornar um bom lutador

O esporte ganhou popularidade no Brasil, e os atletas brasileiros trouxeram 19 medalhas olímpicas na modalidade. A primeira foi conquistada por Chiaki Ishii, que ganhou o bronze nas olimpíadas de Munique em 1972. Atualmente é a quarta modalidade em número de medalhas olímpicas para o Brasil.

No dia 14, às 18h30, dois atletas que contribuíram para este número estarão no Sesc Taubaté para uma clínica de judô. Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona (1992) e Douglas Vieira, medalha de prata em Los Angeles (1984) irão direcionar a atividade teórica e prática que passará por temas como benefícios da prática do esporte, técnicas, táticas e estratégias de luta, além de tópicos sobre o treinamento de alto rendimento.

Além da clínica, os judocas participam também do Festival Infantil de Judô, que vai reunir e integrar os pequenos praticantes da arte marcial no Vale do Paraíba. Para se informações sobre inscrição no festival, clique aqui.

Para quem admira os ideogramas japoneses, a arte da caligrafia será abordada na oficina de Shodo. Representando a música, o grupo Kaito faz uma apresentação de Taiko e Shamizen. No taiko tambores de diferentes timbres e tamanhos são tocados em harmonia pelos integrantes do grupo, numa mistura de ritmos e coreografia.

O estilo artístico dos arranjos florais japoneses será o tema de uma das oficinas. Ao contrário dos arranjos ocidentais, o estilo japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Na oficina de tsuru será confeccionado o origami em papel que leva o nome da ave nativa do Japão.

O Sesc Taubaté tem alguns espaços permanentes inspirados na cultura do Japão. Aproveite sua visita e passe alguns momentos no Jardim Japonês que fica próximo à Nave Cultural ou apreciando o movimento da fonte instalada ao lado da entrada do ginásio.

o que: Especial Japão
quando:

Dias 14, 15 e 16/02

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000