Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Para curtir em família

Imagem do filme
Imagem do filme "Contos da Noite", que será exibido no dia 26/02.

Michel Ocelot é considerado um dos mestres da animação internacional. Um dos atributos que o elevou a este patamar é a sua maneira de contar histórias cativantes e cheias de fantasia sem deixar de passar uma mensagem crítica, que alcança adultos e crianças

Foi de maneira autodidata que desenvolveu seu estilo. Após cursar faculdade de artes, saiu em férias com um grupo de amigos. Vários deles eram animadores e usavam diferentes técnicas. A partir deste encontro começou a desenvolver seu trabalho e seu estilo.

Três marcos importantes da carreira do animador compõem a mostra em exibição nos dias 26 e 27 de fevereiro no Sesc Taubaté, começando pelo primeiro filme produzido profissionalmente por Ocelot. Os Três Inventores é um curta de pouco mais de 13 minutos totalmente feito com detalhados e delicados recortes de papel. A partir deste projeto, Ocelot escreveu o roteiro e fez o trabalho de arte de todas as suas animações.

Foi com Kiriku e a Feiticeira que o animador ganhou notoriedade, prêmios e atingiu públicos maiores. A história é inspirada em uma lenda africana em que um bebê nasce já sabendo andar, falar, correr muito rápido e se encarrega de salvar a tribo em que nasceu de uma feiticeira terrível. O carisma do personagem junto ao público fez com que Kiriku fosse retratado em uma nova aventura, desta vez em meio aos animais selvagens.

Contos da Noite é seu trabalho mais recente e o primeiro a ser lançado em 3D. O visual do filme é inspirado no teatro de sombras. Silhuetas negras atuando em cenários vibrantes e coloridos contam seis contos de diversos países, contados por um trio formado por três jovens atores e um velho técnico em um antigo cinema. A técnica que inspirou a estética do filme será tema de uma oficina de Pantomimas Luminosas, num convite para que as crianças criem pequenas cenas de sombras animadas, acompanhadas de música ao vivo.

Contos da Noite - 3D de Michel Ocelot from Zeta Filmes on Vimeo.

Com cerca de 20 trabalhos lançados, o diretor francês que completará 71 anos em outubro mantém-se em plena atividade. Em breve poderemos ver um brasileiro retratado no estilo do animador.  Santos Dumont e sua influência em Paris dos anos 1900 são personagens de sua próxima animação. O voo do inventor ao redor da Torre Eiffel será uma das cenas de “Dilili à Paris”. 

o que: Mostra Michel Ocelot
quando:

Dias 26 e 27/02

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000