Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chico no feminino

Foto: Mário Lobo
Foto: Mário Lobo

Dirigida pela dupla de coreógrafas Mônica Ferraro e Carla Nader, a montagem "Chico no Feminino", em cartaz no dia 28 de março no Sesc São José dos Campos, faz uma alusão, através da dança, à sensibilidade de Chico Buarque. O cantor, compositor e escritor  é constantemente lembrado por explorar em suas composições a delicadeza da alma feminina.

O trabalho coreográfico do espetáculo contou com a consultoria de uma psicanalista dentro do grupo de intérpretes-criadores, gerando análise, entendimento e resgate do indivíduo contemporâneo, exposto na coreografia através do enredo, intenções, plasticidade e movimentos.

Inspiração
Inspirada no livro "Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque", escrito por Adélia Bezerra de Menezes, a apresentação propõe uma reflexão sobre a mulher, inserida no contexto sócio-político.

A escrita de Adélia passa pela filosofia, sociologia e psicanálise, comunicando música e artes visuais, para uma experiência estética que trará ao leitor às canções de Chico como mais um componente para a fruição do livro. Leia a resenha completa do livro no site Ateliê Editorial.

Multilinguagem
Com cenário permeado pela estética da dança contemporânea, os bailarinos saltam e iluminam o palco num diálogo de possibilidades artísticas, em ângulos que passam pela fotografia, teatro e circo.  As técnicas utilizam elementos da pantomima, do clown, de técnicas aéreas e recursos audiovisuais de cinema, vídeo e artes plásticas.

Foto: Mário Lobo

O desafio das intérpretes é encontrar, em cada uma das “mulheres de Chico”, um eixo singular de desejo e gozo entre o masculino e o feminino; um ajuste individual e cultural, buscando novos nexos, fluxos, figuras melódicas presentes na fluidez de outra ordem tão bem representada na obra de Chico Buarque.

o que: Chico no Feminino
quando:

28 de março, às 21h

onde:

Sesc São José dos Campos

ingressos:

R$ 2,00 a R$ 10,00