Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A expressividade do Boi também está na #ViradanoSesc

Boi Garantido, em ação no Festival de Parintins  (Foto: Divulgação)
Boi Garantido, em ação no Festival de Parintins (Foto: Divulgação)

A figura do boi está carregada de tradições populares de norte a sul do país. Mitos do folclore aparecem acompanhados de danças, brincadeiras, música e celebrações. A mistura do cavalo-marinho e bumba-meu-boi, além do universo da viola, são apenas alguns dos destaques.

O Festival de Parintins, no estado do Amazonas, é uma festa popular também conhecida como “ópera a céu aberto” e que conta, por meio de suas apresentações e histórias, a batalha entre dois bois, conhecidos como Boi Garantido e Boi Caprichoso. O ginásio do Sesc Santo Amaro será tomado pelas cores vermelha e branca que simbolizam uma destas marcantes figuras, o Boi Garantido.

Uma tradição que data de meados de 1965 e que ganhou ao longo dos anos grande relevância nacional e internacional, contribuindo com a divulgação da cultura da região. Junto a toadas, coreografias e alegorias, a cultura indígena amazônica será apresentada ao público com todos os seus elementos e expressividade, incluindo ainda aulas abertas que ensinam os ritmos locais.

O Cavalo Marinho e o Maracatu Rural também fazem parte da festa, homenageando as tradições populares do carnaval de Pernambuco. O grupo Boi Marinho, criado pelo músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos, se apresenta em forma de cortejo e novamente o Boi é o personagem em destaque. Através de coreografias, versos e encenações este espetáculo une a dança e a música da banda através de instrumentos como o ganzá e o fole de oito baixos. São inúmeros os passos utilizados nos jogos e brincadeiras do boi e Helder também envolve o público propondo vivências.

A Cia. Mundo Rodá – Núcleo Boi Manjarra, inclui neste evento outros instrumentos curiosos como rabeca, bombos de corda, bages, mineiro e apresentam um cortejo cênico musical intitulado Sambada de Reis. O grupo se aventura em estudos dos diversos elementos de manifestações culturais distintas, incluindo principalmente pesquisas sobre a cultura do estado de Pernambuco. Através da construção coletiva, o público também é convidado a participar de uma oficina onde figuras típicas, que integram as histórias diversas sobre o Boi, são confeccionadas e apresentam mais detalhes sobre os seus elementos fundamentais.

As possibilidades de imersão neste universo envolvem ainda pesquisadores da música popular brasileira. Com direção de Henrique Menezes a Festa Popular é um encontro inédito, uma viagem sonora aos festejos nordestinos, batuques vindos do Sudeste e a música brasileira contemporânea. Além disso, não podia deixar de ser feita uma homenagem à figura do Boi, através de canções elaboradas por emboladores, repentistas e violeiros. Aliás, a viola também tem vez no Sesc Santo Amaro, que traz o cantor e compositor Renato Teixeira e Banda introduzindo ao público presente os ambientes rurais do país onde o Boi também é personagem marcante.

Uma programação realmente enriquecedora e recheada de experiências criativas capazes de encantar e aprofundar conhecimentos nos mais diversos aspectos. Conheça tudo o que rola das 18h do sábado (17/05) às 18h do domingo (18/05) e programe-se!

o que: Festa do Boi
onde:

Sesc Santo Amaro

Fotos relacionadas