Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Assista e ouça o projeto Cores do Futebol

O Sesc preparou uma programação especial para os meses da Copa do Mundo no Brasil, o Sesc na Copa. A proposta é aproveitar desse momento para refletir sobre o futebol, e valorizar os aspectos culturais, como possibilidade de desenvolvimento de pessoas e comunidades. Nas unidades, a extensa programação traz exposições, debates, espetáculos, clínicas com atletas e a exibição dos Jogos. 

Parte da programação on-line é a série de documentários Cores do Futebol, que apresentam o futebol como cultura e identidade. O projeto foi proposto pela Global Media Exchange e pela TAL - Televisão América Latina às TVs públicas nos cinco continentes. A proposta explora a paixão pelo esporte em um cenário globalizado, nos explica o mundo contemporâneo e cria olhares distintos sobre a diversidade cultural do planeta.

O lançamento aconteceu no dia 16 de junho, no CineSesc e após a exibição aconteceu um encontro entre os diretores e o público na sala de cinema. Ouça aqui:

Abaixo, você pode assistir aos documentários:

O Poeta Americano

Documentário poético/experimental de curta-metragem sobre a paixão do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto pelo seu time de coração: o América Futebol Clube, fundado em 12 de abril de 1914 na cidade do Recife.

O reconhecido escritor pernambucano foi um grande torcedor americano e sempre que podia ia ver os jogos do seu clube. Em sua obra, João Cabral dedica várias linhas poéticas à sua paixão futebolística. O filme retrata essa tênue linha entre a poesia e o futebol.

Direção: Lírio Ferreira

Comercial FC A Equipe Fantasma

Todos os clubes que fizeram parte do que se convencionou chamar de "clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol", de alguma maneira ainda estão vivos. Menos um.

Existe um clube do qual restam poucas informações, a não ser talvez uma ou outra foto, antiquíssima, esquecida em algum arquivo de jornal. No entanto esse clube foi também um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol, disputou campeonatos da Primeira Divisão até 1962, enfrentando, entre outros, o Santos de Pelé, e o Palmeiras de Julinho Botelho.

O documentário recupera a trajetória histórica do Comercial Futebol Clube, um dos times fundadores da Federação Paulista de Futebol, a partir de seus principais personagens.

Direção: Ugo Giorgetti

Futebol É Pai

O filme aborda as relações entre futebol e paternidade. A ideia de que o amor por um time é transmitido de pai para filho é o fio condutor da história de um garoto que vai assistir ao jogo do time de seu coração, pela primeira vez, sozinho, no estádio de futebol.

Direção: Lina Chamie