Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novo Velho Novo

Um casarão localizado na Rua Bom Pastor, 709, no bairro do Ipiranga é o palco da ocupação artística temporária que o Sesc Ipiranga apresenta a partir do dia 6 de junho.

O novo espaço fica bem perto da unidade, o que explica o nome do projeto: É Logo Ali. Todos os cômodos da casa foram ocupados, ambientados e adequados para o uso, preservando em detalhes a memória do local.

Um novo lugar velho
A sala de estar foi transformada em uma área de convivência, a junção de três salas deu lugar ao Salão de Visitas, um espaço para experimentações e performances de teatro e dança.

A cozinha também recebe programações especiais. Mesas e cadeiras serão dispostas pelo jardim, que recebeu uma instalação com pallets de madeira, tomando desde a fachada da casa até os fundos, onde um galpão devidamente adaptado também será usado para apresentações cênicas. As oficinas de artes acontecerão na antiga edícula, ao lado da garagem, transformada em um espaço lúdico, onde se concentrará a programação para crianças.

As atividades buscam ressaltar a poética do espaço, defendida pelo filósofo e poeta francês Gaston Bachelard, e trazer direta ou indiretamente o imaginário gerado pela representação da “casa” enquanto local da intimidade, do aconchego, da memória e do privado, conta Roberto Lobo, coordenadora de programação do Sesc Ipiranga. “Na trama anônima das cidades, a ‘casa’ é verdadeiramente um canto no mundo. O porão, os quartos, as passagens, os armários, as gavetas, os cofres, as fendas desenham o íntimo dos seus habitantes, revelando sentimentos e lembranças”, explica. 

O projeto É LOGO ALI traz em seu primeiro mês uma programação especial que apresentará diversas possibilidades de ocupação artística, apresentando a casa como um grande laboratório de experiências estéticas com espetáculos teatrais, performances, instalações e programação infantil.

Confira a programação completa aqui.

Para dar início a este projeto, fizemos uma parceria com o escritor Ricardo Lísias, que escreveu o folhetim 'A Casa do Avô' em 15 capítulos, publicados pelo facebook do Sesc Ipiranga. Uma ficção que envolve o casarão da Rua Bom Pastor e suas memórias. Leia todos os capítulos no facebook e aqui no portal. 

E você também pode ler a entrevista que o escritor Ricardo Lísias deu para EOnline, contando sobre sua carreira e sobre o processo de criação do folhetim 'A Casa do Avô". Leia aqui.


A Casa do Avô

- Capítulo 1
- Capítulo 2
- Capítulo 3
- Capítulo 4
- Capítulo 5
- Capítulo 6
- Capítulo 7
- Capítulo 8
- Capítulo 9
- Capítulo 10
- Capítulo 11
- Capítulo 12
- Capítulo 13
- Capítulo 14
- Capítulo 15