Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aprender música para viver bem

Sesc Vila Mariana oferece cursos de música que a cada semestre se renovam e recebem novos alunos

Não prolongue mais seu desejo de tocar algum instrumento ou se aprofundar na área musical. Agora é a hora!

Para o próximo semestre, novos professores e cursos serão apresentados na grade do Centro de Música do Sesc Vila Mariana. Aulas como: Guitarra, Violão, Grupo de Cordas Dedilhadas e Introdução à Linguagem Musical são alguns destaques, além dos instrumentos de orquestra. Lembrando que há cursos para crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos.

Confira o calendário de inscrições:

AGENDAMENTO DE TESTES PARA CURSOS INTERMEDIÁRIOS E GRUPOS DE REPERTÓRIO
De 15 a 17/7 para comerciários
De 18 a 19/7* para usuários e público em geral
Local: Centro de Música

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE INICIAÇÃO
De 22 a 26/7* para comerciários (vagas limitadas)
De 29/7 a 2/8 para usuários (mediante disponibilidade de vagas)
Locais: Auditório (dia 22) | Central de Atendimento

INSCRIÇÕES PARA APROVADOS NOS TESTES
De 29/7 a 2/8*
Local: Central de Atendimento

INÍCIO DE AULAS: 5/8
TÉRMINO DE AULAS: 29/11

* Após esse período as inscrições para as vagas remanescentes poderão ser feitas no Centro de Música até 30/8. Lembrando que as inscrições serão realizadas por ordem de chegada e com o cartão de matrícula do Sesc atualizado.

Para saber qual curso fazer, qual valor da mensalidade e que dias da semana serão, clique aqui.

Conheça um pouco dos educadores do Centro de Música e ministrantes das aulas:

Edson Ezequiel
Estudou violino com as professoras Marilia Pini na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Maria Vischnia no Departamento de Música da ECA/USP, onde também desenvolveu estudos em performance de música de câmara sob orientação de Olivier Toni. Estudou composição com H. J. Koellreutter e é membro do Trio Akronon de música eletroacústica. É professor no Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 1998.

Gisele Cruz
É bacharel em música pela Unesp. Especializou-se em Regência Coral e Pedagogia Musical com diversos profissionais no Brasil e exterior. Educadora das atividades vocais do Centro de Música, onde já realizou diversas montagens de musicais como A noiva do condutor, Orfeu da Conceição e Forrobodó. Em 2008 e 2009, participou do CD e DVD da cantora Fortuna, Na Casa da Ruth, com o Coral Infantil do Centro de Música. Também é regente do Vocal Dante (Colégio Dante Alighieri-SP), grupos infantil e juvenil, com o qual já foi duas vezes premiada. Em 2011 escreveu para a AAPG - Associação de Amigos do Projeto Guri, o Livro Didático para Coral Infanto -Juvenil - Básico I, versão para o educador e, em 2012, oLivro Didático para Coral Infanto -Juvenil - Básico I, versão para o aluno.

Marcel Cangiani
Bacharel em percussão pelo Instituto de Artes da Unesp, é professor de bateria e percussão do Sesc Vila Mariana desde 2004. Fez parte do Grupo de Percussão da Unesp, Grupo de percussão de Tatuí, Orquestra Experimental de Repertório, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Grupo Café Jam. Atuou em orquestras como: OSESP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfonia Cultura, Orquestra Filarmônica de São Bernardo, entre outras. Se apresentou em lugares como: Sala São Paulo, Teatro Cultura Artística, Teatro Municipal de São Paulo, Rio de Janeiro, Victoria Hall (Suiça) e Wasbe (Áustria).

Maurício Aguilar
Iniciou as atividades musicais em grupos de práticas coletivas, primeiro na fanfarra do Colégio Consolata e depois na Banda do Colégio Jardim São Paulo. Em 1986 ingressou no Conservatório Musical do Brooklin Paulista, onde aprimorou sua formação com Aida Machado, Abel Rocha e Marcos Câmara. Foi integrante da OSJESP, como primeiro trompete e chefe de naipe da orquestra. Formou-se em Bacharelado em Trompete pela USP e estudou com nomes como Reginaldo Farias, Gilberto Siqueira, Sérgio Cascapera, Naílson Simões e Edgar Baptista dos Santos (Capitão). Desde 1988, atua como professor de trompete, pesquisando sobre a técnica, as tendências, metodologias e principalmente sobre o ensino coletivo de música. Já participou de projetos junto aos CEUs, EMESP e Projeto Guri Santa Marcelina.

Mayki Fabiani
Técnico em violão popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, bacharel em composição pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, mestre em Educação, Arte e História da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou de diversos festivais internacionais como Guitarre und Natur (Alemanha) e Musica en Compostela (Espanha). É arte-educador, compositor e regente. Atualmente é educador no Centro de Música do Sesc Vila Mariana, regente da Banda Sinfônica Jovem de Ribeirão Pires e professor de teoria musical no Projeto Guri Santa Marcelina.

Miranda Sousa
Graduou-se em Contrabaixo pela USP (1997) e tem especialização em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Universidade Anhembi-Morumbi. Concluiu seu mestrado em Música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Atualmente é professora do Conservatório Municipal de Guarulhos, professora substituta de Contrabaixo na Usp/Ribeirão Preto, músico convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas e educadora de Violoncelo e Contrabaixo do Centro de Música do Sesc Vila Mariana. Tem experiência na área de Artes, Performance e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: performance orquestral, percepção musical, teoria musical, ensino de instrumento e regência orquestral.

Renato Veras
Possui pós graduação em Semiótica sob orientação do Professor Norval Baitello Júnior na PUC-SP. Foi pioneiro no ensino e estudo de MIDI e programação de sintetizadores, tendo sido aluno de Lucas Shirahata, Jorge Poulsen e Conrado Silva na Sintesis, onde também leciona. É professor de instrumentos de madeira no Sesc Vila Mariana desde 1998, participando também dos cursos infantis. Tem formação em flauta transversal com Toninho Carrasqueira, clarinete e saxofone com Hector Costita, manutenção de instrumentos com José Augusto e arranjo com Nelson Ayres. Participou do Sopro Novo da Yamaha, como aluno da professora Selma Garde Goes de Oliveira.

Zuza Gonçalvez
Músico, formado em composição e regência pelo Instituto de Artes da UNESP, desde 2001 tem pesquisado os caminhos da música vocal como cantor, regente e educador, trabalhando com coros, grupos vocais, grupos teatrais, oficinas e workshops. Em Agosto de 2012 participou do workshop de "Circlesongs", conduzido por Bobby Mcferrin, onde aprofundou sua pesquisa em improvisação com grupos. Também faz parte do "Fritos", grupo de estudos de música corporal (percussão, voz e movimento) que pesquisa profundamente a linguagem.