Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que você conhece do cinema suíço?

Cena do filme
Cena do filme "Obrigado de nada", longa que abre o 4º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo

De 30/jul a 6/ago, no CineSesc, acontece o 4º Panorama do Cinema Suíço

O cinema e o continente europeu estão ligados intrinsecamente. Desde a invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière, em 1895, vemos a Europa produzir e exportar suas visões de mundo e a identidade de seus países – grandes histórias, tanto no cinema de ficção como no documental.

O panorama suíço ratifica esse desejo de ser porta-voz de um povo. Em 49 anos de mostra, o Festival de Cinema Journées de Soleure consolidou essa missão. Nem o inverno ou o questionável conceito de isolamento geográfico que muitos impõem à Suíça diminuem a força do festival (e de seus filmes), e agora você vai poder comprovar.

O Sesc em São Paulo e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo selecionaram os melhores filmes suíços de 2013 para realizar, no CineSesc, o  4º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo . Serão 17 filmes, entre ficções, documentários, curtas e animações.

Um dos destaques é o documentário A escala, de Kaveh Bakhtiari. O filme acompanha a vida do imigrante iraniano Amir, que usa sua casa como alojamento para compatriotas que tentam ingressar na Europa. A questão da imigração é um tema caro e muito revisitado pelos cineastas suíços – a ver pelo vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro A Viagem da Esperança (1990), de Xavier Koller.

Outro documentário imperdível nessa mostra é Il Baccio de Tosca, filme de 1984 agora exibido em cópia restaurada. Um clássico de Daniel Schmid que escancara a rotina na Casa Verdi, em Milão, considerada pelo próprio Verdi como sua obra-prima, fundada em 1896 e abrigando músicos aposentados até hoje.

Muito elogiado pela crítica e vencedor do Prêmio Quartz no 49º Journées de Soleure, o longa de ficção Eu Sou o Goleiro, de Sabine Boss, terá duas exibições: dias 1 e 5. Seis curtas-metragens serão exibidos em conjunto, no domingo, 3. A animação Fazer um Arco-Íris, co-produção entre Suíça e China, será exibida também no cineclubinho.

O panorama começa nesta quarta-feira, 30, com a comédia inusitada Obrigado Por Nada, e a presença do diretor Oliver Paulus. Segue até dia 6 de agosto.