Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seis espaços que são a cara do Sesc


Se você já visitou mais de uma unidade do Sesc, sabe que elas são bastante diversas, cada uma com sua própria identidade, porém todas iguais no objetivo de acolher o público. Os estandes com curadoria do Sesc em São Paulo na Bienal do Livro 2014 buscam refletir isso, funcionando como pequenos oásis no Pavilhão do Anhembi: são espaços onde se pode sentar e descansar as pernas, conhecer os frutos dos "aplicateiros", assistir e participar de atividades culturais, marcar encontros com amigos, talvez nem fazer nada ou até “admirar a lua”.




O Salão de Ideias é o local onde os pensadores se encontram. Temas contemporâneos e literários como "São Paulo Metrópole Musa", "Primeiras Leituras para todas as idades", "A Copa fora de campo", "O roteiro nos quadrinhos", "A urgência das ruas" e "O absoluto da poesia", entre tantos outros, convivem de forma analítica e cordiosa, fomentando a reflexão e o debate crítico.
 



Um convite para você viajar no fantástico mundo dos livros ilustrados está feito no Espaço Imaginário. Lá, o público pode apreciar, vivenciar e conversar sobre a arte do desenho. Uma mostra de ilustrações criadas por renomados artistas brasileiros, que já passou pela tradicional Feira do Livro Infantil de Bolonha, está em exposição neste espaco.


O Anfiteatro é um show à parte. Com estrutura para receber 160 pessoas por apresentação, seu palco recebe espetáculos de teatro, dança, música, circo e projeções de filmes. Um dos pontos que mais chama a atenção na curadoria dessas atividades são os espetáculos musicais nos quais cantores e cantoras protagonizam arquétipos literários - como o bruxo, a fada e o guerreiro - recorrentes em suas obras.




Um dos pricipais projetos de incentivo à leitura do Sesc, o BiblioSesc, ganhou dois territórios para ser experienciado: a Praça de Histórias e a Praça da Palavra. É exatamente nas praças das periferias da cidade que este caminhao de livros estaciona, dando acesso a destacados autores nacionais e internacionais. Além dos livros, ali você ouve uma boa história, conhece a história de gente de todas as idades e de culturas muito diferentes.
 



Talvez nem todo mundo saiba, mas o Sesc também possui uma editora, as Edições Sesc. Esta, que neste texto vem por último, foi a primeira a fincar sua bandeira na Bienal do Livro, tendo participado de todas as edições do evento desde 2006. Venha conhecer as publicaçoes que mostram um pouco do jeito Sesc de pensar a sociedade e a cultura.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.