Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Da prosa de García Márquez aos movimentos de Ismael Ivo

 

“A partir de uma obra literária eu abro uma janela de associações e fantasias com a realidade social, recrio a vida dos personagens dentro de uma linguagem da dança e do teatro, do movimento”.


 

No vídeo a seguir, você assiste ao depoimento do bailarino, diretor e coreógrafo Ismael Ivo sobre sua relação com a literatura latino-americana e sobre Erêndira, espetáculo inspirado no realismo fantástico do autor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) que chega neste final de semana ao Sesc Pinheiros, após estrear no ImPulsTanz - Festival Internacional de Dança de Viena (Áustria), um dos mais relevantes eventos do circuito mundial.

A montagem terá duas apresentações no Teatro Paulo Autran da unidade (neste sábado, 21h; no domingo, 18h) e será tema da participação do coreógrafo na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (domingo, 12h). Nela, Ivo parte da história da personagem-título criada por Márquez -- uma menina prostituída pela avó -- para elaborar uma dramaturgia própria, que aponta para a necessidade humana de encontrar sentido e poesia na vida, mesmo quando em meio ao ônus da sobrevivência.



---
Erêndira é fruto da nova edição do Biblioteca do Corpo®, projeto de formação de jovens bailarinos idealizado por Ivo e desenvolvido em parceria com o Sesc, a Secretaria do Estado da Cultura (por meio da SP Escola de Teatro) e o ImPulsTanz.