Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O samba agoniza mas não morre

Moises da Rocha (esq) e Nelson Sargento (centro) homenageiam Cartola. (Foto Yula Ribeiro)
Moises da Rocha (esq) e Nelson Sargento (centro) homenageiam Cartola. (Foto Yula Ribeiro)



Em um velho sobrado da rua dos Andradas, no Rio de Janeiro, um conjunto formado por compositores de escolas de samba era liderado por Cartola. O grupo, que ficou conhecido como A Voz do Morro, contava com nomes como Zé Keti e Nelson Cavaquinho, assíduos companheiros das rodas de samba que se formaram naquele endereço. A eles se juntaram outros músicos, entre os quais Paulinho da Viola, Elton Medeiros e ele, Nelson Sargento, que na noite de 23/ago, sábado, esteve no estande das Edições Sesc na Bienal Internacional do Livro de São Paulo para contar causos, notas e canções feitas em parceria com Cartola.

Ao lado de Moises da Rocha, radialista do programa O samba pede passagem da USP, Nelson contou curiosidades e deu uma palinha das composições feitas em parceria com Cartola. O bate-papo entre os dois (amigos em comum do jornalista Arley Pereira, autor do livro Cartola, Semente de amor sei que sou, desde nascença) foi acompanhado por uma plateia que lotou o estande das Edições Sesc na Bienal. “Música nunca deu dinheiro pra sambista nenhum, só pras gravadoras” provocou Moisés, ao que Nelson Sargento respondeu com a experiência dos bambas: “é difícil, não é? o samba tem sofrido muito... mas quando o compositor de escola de samba  conseguiu entrar no contexto da cidade, aí a coisa ficou um pouco mais legal” concluiu. Afinal, ele mesmo já escrevera em uma de suas canções: "o samba agoniza, mas não morre”.  

Ouça o trecho da apresentação de Nelson Sargento, com comentários de Moisés da Rocha:

No livro "Cartola", das Edições Sesc SP, o jornalista Arley Pereira revisita os locais que Cartola cresceu, se formou e atuou como sambista, além dos amores e desamores que inspiraram suas obras. Tanto a obra quanto o cd que comemora o centenário de seu nascimento podem ser adquiridos pela Loja Sesc



 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.