Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 2


As cincos mesas do segundo dia do Salão de Ideias debateram desde da forma de criação de um espetáculo de dança a partir de obra literária, passando pelo tradicional gênero policial, revive também o romance e sua memória, analisa a sociedade ideal e finaliza refletindo o papel da crítica literária.


ERÊNDIRA
Erêndia é baseada no conto “A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e pelo qual o coreógrafo Ismael Ivo criou um trabalho coreógrafico. Nesta mesa ele fala sobre a criação deste um espetáculo de dança e debate junto com a crítica de dança Cássia Navas e a coreografa Cláudia de Souza.

 

NARRATIVAS DE ASSALTO: O UNIVERSAL NO NOVO GÊNERO POLICIAL
O argentino Pablo De Santis, autor de “La sexta lâmpara”, e do brasileiro Raphael Montes, autor de “Suicida” e “Dias Perfeitos”, debatem a universalidade do gênero policial. A mediação é do escritor e editor Joca Reiners Terron.

 

QUASE ROMANCE, QUASE MEMÓRIA
Quais os limites entre a ficção e a memória? Esta mesa reúne os escritores e jornalistas Carlos Heitor Cony, a escritora Heloisa Seixas, e o escritor Ruy Castro para falar sobre essa fronteira entre o vivido e o inventado.


 

EM BUSCA DA SOCIEDADE IDEAL
Existe a sociedade ideal? Esta mesa reúne dois nomes importantes do pensamento contemporâneo para discutir os movimentos utópicos: o historiador Gregory Clayes, autor do livro “Utopia" e o filósofo Paulo Arantes, autor de “O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência”.

 

O LUGAR DA CRÍTICA LITERÁRIA
O lugar da crítica literária é debatido nesta mesa com os críticos Hans Ulrich Gumbrecht e Silviano Santiago, com mediação do escritor e jornalista Rogério Pereira.




 

Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.