Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no quarto dia da Bienal do Livro


A segunda-feira, 25/ago, foi dos games, das discussões sobre São Paulo, dos quadrinhos, do cinema, e, claro, da literatura!

1- O alemão Matze Doebele mostrou, no Espaço Imaginário, como é o processo de criação de seus desenhos, que já foram exibidos na Alemanha, Itália, Japão e Coreia. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Goethe.




2- A mesa "São Paulo Metrópole Musa" discutiu a inspiração que a capital paulista traz para a criação artística (leia mais aqui). Já em "A urgência das ruas", o debate girou em torno dos protestos que tomaram conta das cidades brasileiras em junho de 2013 (veja a cobertura que fizemos em nosso twitter). 




3- "Troco um causo por um conto". O ator e escritor Daniel Viana usa guardanapos e uma antiga máquina de escrever para criar poemas curtos com as histórias que ouve do público.


4- Daniel Ribeiro, diretor de "Hoje eu quero voltar sozinho", e o ator Fabio Audi, que interpretou o personagem Gabriel no longa-metragem, bateram um papo com o público após a exibição do filme no Anfiteatro, esta tarde. "O sucesso foi surpreendente, pois se trata de uma produção de baixo orçamento, e o filme chegou a ser apresentado em 74 cidades", contou o diretor. Na conversa, Fabio relembrou os velhos tempos: "Sou um cara do interior, nascido em Itapira, e a experiência do filme me fez voltar à adolescência".




5- O traço leve e poético do escritor e ilustrado André Neves foi a atração do dia no Ateliê Bolonha, do Espaço Imaginário. As apresentações do ateliê reúnem os artistas responsáveis pelas obras da exposição "Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias". 




6- A ONG Mais Diferenças utilizou a obra do artista alemão Joseph Beuys para apresentar ao público outras possibilidades de fruição artística, no estande das Edições Sesc.




7- Os fãs de jogos eletrônicos também garantiram espaço na programação da Bienal. O bate-papo sobre Games e Literatura juntou a jornalista Flávia Gasi, o professor da PUC/SP David de Oliveira e o escritor e colunista da Folha de S. Paulo, Daniel Pellizzari.




8- Já participou de um campeonato de poesia? O ZAP!, Zona Autônoma da Palavra, organizou um slam na Praça das Histórias. O slam é uma competição de poesia falada, em que cada participante tem três minutos para recitar um poema autoral. Depois de três rodadas, o poeta mais votado pelo júri é o 'zapeão'. Preparamos alguns poemas curtos - e exclusivos - para o Instagram do Sesc em São Paulo: @sescsp. Veja e dê seu voto para escolher o vencedor do slam online


9- "A gente sempre quis contar histórias que não fossem restritas ao público dos quadrinhos". Os quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon conversaram com o público sobre a produção autoral de quadrinhos no Espaço Imaginário. Entre as revelações dos irmãos, estavam as diferenças e similaridades dos leitores nos 13 países em que são publicados, a rotina de produção e o processo criativo de cada HQ ou tirinha. "Essa coisa de quadrinistas brasileiros mais conhecidos no mundo... Fui em que inventei. Isso é porque a gente carrega o Brasil para qualquer lugar que vamos. Falamos da cena, dos outros quadrinistas daqui. Então assumimos isso, e é bom para o currículo", brinca Gabriel. Conheça o trabalho dos irmãos. 


10- Garoto é considerado um dos grandes músicos brasileiros de todos os tempos, tendo influenciado fortemente a Bossa Nova. O autor do livro "Gente Humilde: Vida e música de Garoto" , Jorge Carvalho de Mello, contou algumas das muitas histórias acompanhado dos músicos Ricardo Herz e Michi Ruzitschka que lembraram algumas composições célebres. Saiba mais.




[Fotos: Amanda Zacarkim, Caroline Araújo, Glauco Gotardi e Rafael Lima / Sesc]


 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.