Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no quinto dia da Bienal do Livro



Não conseguiu vir à Bienal nesta terça-feira? Saiba o que rolou nos espaços culturais do Sesc no Anhembi


1 – Pedro Bandeira conversou com o público na atividade “Quem faz, conta”, e falou sobre sua trajetória como autor. Após o bate-papo, fizemos algumas perguntas ao escritor.




2 – A roteirista Laura Guimarães (de camisa listrada, na foto abaixo) junto com o artista plástico Mozart Fernandes e a fotógrafa Mônica Fernanda Rodrigues, desenvolveram os Microrroteiros da Cidade, onde os olhares distintos do público da Bienal refletem a lingugem da arte de rua. “Como seria o seu diálogo com as pessoas na rua? O seu olhar pode inspirar o olhar de outras pessoas. Você tem total liberdade para criar”, explica Laura, que fez o público da Praça de Histórias pensar sobre as múltiplas linguagens, que incluem a criação de lambe-lambe (papel com palavras soltas ou pequenas frases) e zines (folhetos de rua simples com temas diferentes que as pessoas desenvolvem como querem).




3 – A ironia na literatura foi um dos assuntos tratados hoje no Salão de Ideias. Para falar sobre esse tema, um trio divertidíssimo: Antônio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá, mediados por Ubiratan Brasil. “Não tem temas proibidos. Acho que o contrário, os temas proibidos são os mais sedutores. Existem abordagens indelicadas, abordagem sem humanidade”, disse Gregório. Para saber mais, veja a cobertura que fizemos em nosso twitter.




4 – O ilustrador Mateus Rios mostrou seu processo de criação para o público que passou pelo Espaço Imaginário.




5 – A ONG Mais Diferenças, que atua com educação e cultura inclusivas, proporcionou a vivência do público na obra de Aldemir Martins, artista plástico brasileiro, no Estande das Edições Sesc.




6 – O circo tomou conta do Anfiteatro: o espetáculo Descotidiano, da Cia. Do Relativo, mostrou ao público um uma série de números de malabares utilizando objetos cotidianos, feitos pelo mesmo personagem que se apresentou no Circos – Festival Internacional Sesc de Circo. Assista aqui ao web documentário produzido durante o Circos.




7 - Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, mãe e filha, conversaram sobre o universo da literatura na atividade Encontros Poéticos.




8 – Três autores de ficção - Andrea Del Fuego, Índigo e Júlian Fuks - leram histórias criadas por eles, baseadas nas obras dos Irmãos Grimm. “Colocar o nosso tempo em cima dessas narrativas faz elas continuarem vivas”, disse Andrea sobre as releituras das histórias. 




9 – Rappin Hood deixou de lado o rap e o hip hop para recriar, conforme sua linguagem, um clássico da filosofia: O Príncipe, de Maquiavel, na Praça das Palavras.




10 – Uma nova trilha sonora para o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate foi executada ao vivo pelos 13 músicos da Trupe Chá de Boldo. A apresentação, que já passou pela Unidade Vila Mariana, foi um dos destaques da noite de terça. Leia entrevista com os músicos.




[Fotos: Camila Pissaia, Tamara Demuner e Thais Amendola / Sesc]



 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.