Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 4

Terça-feira, 26 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Ideias da Bienal do Livro SP. Os temas variaram entre o papel do escritor, a ironia na crônica, a essência da poesia e a literatura latino-americana. 
 

O PAPEL DO ESCRITOR BRASILEIRO HOJE: OUVI-LOS OU LÊ-LOS?

Com tantos eventos literários, o escritor muitas vezes se divide entre a escrita de sua obra ficcional e o contato direto com seu público. Para definir o papel do escritor, nada melhor do que saber o que eles pensam sobre o assunto. A mesa teve a participação de Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Naomi Jaffe, e a mediação ficou a cargo da jornalista Raquel Cozer.

IRONIA FUNDAMENTAL

Como o público interpreta a ironia nos textos de ficção? Será que os leitores percebem que o escritor foi irônico, ou compra as ideias pensando que elas são reais? Os trio de cronistas Antônio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá conversaram com o jornalista Ubiratan Brasil, e responderam as perguntas do público. 

O ABSOLUTO DA POESIA

Os poetas Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas se encontraram para debater a poesia e a importâcia desse gênero em nosso imaginário. Na mediação, o poeta Nicolas Behr.

TERTÚLIA LATINO-AMÉRICA

A responsabilidade era grande: homenagear os argentinos Júlio Cortázar e Jorge Luís Borges, e o colombiano Gabriel García Márquez. Para cumprir a tarefa, foram convidados os escritores Ela Osorio, da Argentina, o angolano José Eduardo Agualusa e a brasileira Socorro Acioli. A mediação foi de Joca Reiners Terron.


Assista a todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.