Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

De casa nova

Crédito: Arte sobre foto de Ana Fuccia
Crédito: Arte sobre foto de Ana Fuccia


Após mudança de sede, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc amplia oferta de vagas e apresenta novidades


O Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc é uma unidade voltada à reflexão crítica e à produção de conhecimento nos campos da educação, cultura, arte, sociedade, gestão e mediação culturais. A partir deste mês, o CPF deixa a antiga sede no quinto andar do Sesc Vila Mariana e se instala em novo endereço, no prédio da Federação do Comércio (Rua Plínio Barreto, 285). A mudança, porém, não é apenas na estrutura física: além do aumento na oferta de cursos, a capacidade de atendimento passará de 120 para 750 alunos por dia.

O novo CPF tem sete salas de aula, um auditório, salas de estudo, área de convivência, bilheteria, loja Sesc e uma biblioteca voltada à área de ciências humanas. “É o reconhecimento desse trabalho voltado para a educação permanente, integrado aos programas socioculturais desenvolvidos pela instituição”, afirma a gerente do Centro de Pesquisa e Formação, Andrea Nogueira, que destaca a importância da nova biblioteca. “Como nosso propósito é colocar à disposição do público os conceitos para o estudo da cultura, é essencial termos um fundamento teórico com base em livros e saberes já constituídos.”

A ampliação do projeto vem coroar a iniciativa criada em 2012. O diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, explica que a criação do Centro teve a intenção de unir o “saber fazer” e o conhecimento institucional acumulado pela instituição, ampliando o compromisso no campo da cultura e compreendendo a educação como uma ação permanente. “Não é de hoje que o Sesc realiza essa operação de formação interna, de discussão da questão cultural, da gestão e do financiamento da cultura, sobretudo em relação às políticas públicas, à ação de instituições, entre outros, por meio dos congressos, cursos e seminários que desenvolve. O CPF veio com a intenção de consolidar essa linha de atuação do Sesc”, comenta.

Segundo o gerente adjunto do Centro de Pesquisa e Formação, Maurício Trindade, a nova configuração contribuirá para expandir a proposta. “Poderemos disponibilizar de forma ampliada um espaço para trocas e partilhas de conhecimento, para alargar saberes, debater questões e unir intenções voltadas ao impulso de melhoria do campo cultural.”

Entre os palestrantes que já passaram pelo CPF, estão personalidades significativas no cenário cultural brasileiro e internacional, como Antunes Filho, Chico César, Zé Celso Martinez Corrêa, Roger Chartier, Juca Ferreira, Aracy Amaral, Sebastião Milaré, Carlos Rodrigues Brandão, Ana Mae Barbosa, Juca Kfouri, Carlos Augusto Calil, Marcelo Araujo e Mauro Maldonato, entre tantos.


Menu de atividades

Proposta é constituir um espaço de produção de conhecimento, formação e difusão

Nos dois anos de funcionamento, o CPF recebeu cerca de 9 mil pessoas nos cursos de curta duração e formou a primeira turma de alunos no Curso Sesc de Gestão Cultural, de 480 horas/aula.

Dirigido à qualificação de gestores de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, o curso de longa duração é uma atividade que promove trocas entre a experiência do Sesc, os dados, informações e pesquisas existentes, e as temáticas permanentes, transversais e emergentes envolvendo educação e cultura.

Além do Curso Sesc de Gestão Cultural, as linhas de ação do Centro estão divididas nos núcleos de formação, pesquisa e difusão. Entre as atividades de setembro que compõem os processos de formação estão:


• Encontros Internacionais: Formação em Gestão Cultural, em 2012; Públicos da Cultura, em 2013 e, neste ano. Cultura e Tecnologias Digitais: Os Novos Desafios da Gestão Cultural, realizados nos dias 23 e 24/9, com abertura de inscrições no dia 2/9.
Ainda em setembro, entre as aulas oferecidas no curso Saberes: estudos e experiências no campo da cultura, estão: História Social dos Intelectuais Brasileiros, com Sergio Miceli; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História, com Jacob Guinsburg e Rosângela Patriota; Curadoria em Artes Visuais, com Cauê Alves, Rejane Cintrão e Stela Barbieri; e as aulas magnas Memória e Terceira Idade, com Ecléa Bosi, e Leitura de poesia na formação do pesquisador, com Alfredo Bosi.

• Em Primeira Pessoa: Conversa com profissionais sobre temas do campo da cultura. Neste mês, a atriz e presidente da Pró-TV, Vida Alves, narra as histórias da televisão no país (11/9, 19h30/21h30).

• Perspectivas: Abordagens sobre temas e questões do campo da cultura. Entre os temas tratados neste mês, estão As Transformações no Mercado Fonográfico (8, 15 e 29/9, 19h30/21h30).

• Percursos ao Leste: Contato com formas de organização da cultura por meio de visitas, trocas de experiências, práticas e saberes na região leste da cidade de São Paulo. Cidade como Espaço e Suporte: Arte de Rua (25/9 a 16/10, 19h30/21h30), com Danilo Oliveira, Luciano Carvalho, e visita ao coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. 

• À Moda da Casa: Apresentação de como o Sesc realiza suas ações socioculturais nas diferentes áreas de atuação. Neste mês, um dos temas é Infâncias: contextos e ações educativas (29 e 30/9, 10h/13h), com Henrique Barcelos e Adriana Friedman.

• Encontros Sesc Memórias: Encontros sobre temas das áreas de arquivo, patrimônio, história e memória. Em setembro, será abordado Direito Autoral e Acervos, com Maria Luiza Valle Egea e Rodrigo Valle Egea (2/9 a 21/10, 19h/21h30).

• Grupo de Estudos: Tem como objetivo aprofundar conhecimentos e permitir novos veios de desenvolvimento de ações, a partir de reflexões teóricas. Entre as linhas de pesquisa estão: Cultura e Lazer, Música e Sociologia, Diversidade e Identidade Culturais e Coletivos de Arte.


Acompanhe a programação e  conteúdo do CPF no site: sescsp.org.br/centrodepesquisaeformacao.