Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

PMLLLB: o que é e por que participar?

O músico Zeca Baleiro é um dos apoiadores do PMLLLB
O músico Zeca Baleiro é um dos apoiadores do PMLLLB

Em 2012, diversos especialistas de universidades, escolas, bibliotecas, centros culturais e de pesquisa, além de escritores e membros da sociedade civil em geral, organizaram-se com o objetivo de estabelecer um conjunto articulado de políticas públicas especificamente voltadas à promoção do acesso da população paulistana ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas.

Este coletivo deu origem ao grupo de discussão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (PMLLLB), em abril deste ano ampliado e transformado no grupo de trabalho do processo, do qual tomam parte o Sesc, o Senac, as Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Direitos Humanos, o Governo e a Câmara Municipal, a articulação dos Saraus Periféricos, o Literasampa, o Fórum Mudar São Paulo e entidades representantes de escritores, editores, livreiros, pessoas com deficiência e bibliotecas comunitárias.

Desde então, as bases do plano vêm sendo discutidas junto à comunidade em diversos encontros articulados nas diferentes regiões da cidade. Em setembro, debates aconteceram no Sesc Interlagos e no Sesc Pinheiros.

Listamos a seguir uma série de tópicos que vão ajudá-lo a entender o que é o PMLLLB  e como você pode contribuir com a sua formulação. Ao final, navegue pela galeria de imagens e veja quem já apoia o plano.

 

*

 

Por que devo participar?

Com a palavra, Paulo Daniel Farah, coordenador do grupo de trabalho do PMLLLB de São Paulo e diretor da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes:

“Este movimento nasceu da sociedade civil e representa uma oportunidade singular de participação plural. Quanto maior o envolvimento das pessoas, maior será a compreensão de que o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas constituem temas que interessam a todos e devem ser prioritários nas políticas públicas.

Ao participarem, as pessoas contribuem com a construção coletiva desse plano essencial e asseguram que aquilo que desejam para as áreas envolvidas seja levado em consideração. Da mesma forma, ajudam a garantir recursos para sua implementação, assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos, promover a bibliodiversidade (diversidade de temas, títulos, editoras e autores na produção editorial e nos acervos) e a formação de mediadores, incentivar a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços, desenvolver e apoiar ações de literatura e contemplar escritores, editores e livreiros.

Como demonstram os depoimentos no site do plano, na página Declare seu amor aos livros, a leitura e a literatura são libertadoras. E 'representam uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito', como diz Antonio Candido. Nesse contexto, a literatura é imagem e transfiguração da vida. Fator indispensável de humanização, confirma o homem na sua humanidade. Este movimento incentiva a reflexão e a transformação de nós mesmos e da sociedade".

Quais questões são abordadas no PMLLLB?

O plano possui cinco grandes eixos: 1. Democratização do acesso; 2. Fomento à leitura e à formação de mediadores; 3. Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; 4. Desenvolvimento da economia do livro; 5. Literatura.

Quais pontos de vista estão contemplados no plano?

Um dos processos que acompanham a formulação do plano é a realização de um diagnóstico da situação atual das questões nele discutidas (livro, leitura, literatura e biblioteca). Este diagnóstico vem sendo feito em reuniões, debates e, sobretudo, por meio de questionários disponíveis no site do PMLLLB (www.pmlllbsp.com). Esses questionários, voltados a cada um dos setores ligados à leitura, literatura e bibliotecas, permitem que o grupo de trabalho sistematize dados de diversas origens.

“Instituições de escritores, editoras, livreiros, conselhos e coordenadorias de bibliotecas, além de centros de pesquisa e cultura, estão incentivando seus membros a preencher o questionário. Este pode ser o principal levantamento na área já feito em São Paulo, depende apenas da participação de todos”, relata Farah.

Como o PMLLLB se articula com outras ações da esfera pública?

O PMLLLB de São Paulo se inspira no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que também contempla questões pertinentes à literatura e às bibliotecas. “Trouxemos especialistas para falar, discutimos a experiência de outros municípios e procuramos aprender com as dificuldades que enfrentaram. Neste momento, outros municípios de vários estados têm nos procurado para ajudar a construir o plano. Temos procurado fornecer todo o apoio e a experiência dos últimos três anos para que também tenham êxito”, conta Farah.

Os debates são abertos a novos participantes?

Todos os cinco grandes eixos foram abordados nos debates no Sesc Interlagos e Sesc Pinheiros, de modo a incluir tanto os participantes já ativos como os novos interessados no debate. Via de regra os encontros começam com uma acolhida literária, em que são lidos e declamados textos de gêneros diversos. Na sequência, os articuladores do encontro resumem as ações realizadas ao longo dos três anos de formulação do plano e apresentam suas perspectivas futuras. Então tem início o debate. “A todo momento projetamos perguntas para estimular que todos façam propostas para o plano”, explica Farah. Os alinhamentos finais da reunião são acompanhados por novas intervenções literárias.

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontece no Centro Cultural São Paulo o Seminário Internacional sobre o PMLLLB, organizado pelo grupo de trabalho e realizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. Acesse o site para se inscrever.
 


Como posso acompanhar os desdobramentos das minhas sugestões?

As propostas apresentadas nos debates são incorporadas ao registro dos encontros, posteriormente enviado a todos os participantes. São distribuídas entre os cinco eixos do PMLLLB para que possam ser discutidas nos grandes debates regionais que ocorrerão entre meados de setembro e final de outubro. “Os participantes dos atuais debates (temáticos) são muito bem-vindos para comparecer à próxima etapa, a fim de acompanhar o encaminhamento das propostas e, posteriormente, a incorporação à redação do plano”, conta Farah. O coordenador também explica que todos os debates ficam listados na Agenda do site do plano, onde podem ser consultados a qualquer momento.

Não poderei comparecer aos debates, mas quero contribuir. Como faço?

A participação também é possível pelo canal Dê sua contribuição!, disponível no site do plano. Nele é possível selecionar um dos eixos programáticos e enviar a sua proposta.