Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dançarinos e grupos de dança se encontram em Ribeirão Preto

Foto: Lairton Carvalho
Foto: Lairton Carvalho

"Dança em Dobro” é um projeto do Sesc Ribeirão Preto, juntamente com o Movimento “MuDança”, grupo que atua na formação, difusão e integração da dança na cidade

Com o objetivo de incentivar o intercâmbio entre dançarinos de diferentes cidades, bem como proporcionar ao público acesso às mais diversas linguagens da dança por meio de espetáculos, performances e workshops, em junho de 2013 nasceu o Projeto Dança em Dobro. A iniciativa do Sesc Ribeirão Preto, em parceria com o movimento MuDança, propõe um encontro entre dançarinos da cidade e companhias convidadas, já consagradas no cenário da dança.

Em sua primeira edição, o Dança em Dobro recebeu como convidado o grupo Primeiro Ato. Daí em diante, renomadas companhias já participaram do projeto, como coletivo Projeto+1, Cia. Maurício de Oliveira e Siameses, Coletivo Shop Sui, Cia. À Fleur de Peau, Grupo Cena 11, Cia. de Dança, Lia Rodrigues Cia. de Dança e Cia. Fragmento de Dança.

Dança em dobro em setembro

Na quarta-feira (24/9), às 20h, a abertura da noite será conduzida pelo bailarino ribeirão-pretano Edson Fernandes, que apresentará a performance Estudos para Hi Sky na Área de Convivência da unidade. A coreografia, resultado de uma pesquisa desenvolvida desde 2013, se desdobra a partir de questionamentos sobre a contemplação do tempo e espaço através de um corpo que busca estabelecer uma relação de deslimite poético entre o chão e o céu.

Na sequência, às 20h30, a companhia convidada desta edição, Etra de Dança Contemporânea, apresentará o espetáculo Balões Vermelhos, no Galpão de Eventos. Os ingressos vão de R$ 2,00 a R$ 10,00 e a classificação é livre.
A companhia Etra surgiu em 2001, das inquietações, da busca pela diversidade e de uma proposta estética unida à ideia de pesquisar movimento do coreógrafo Edvan Monteiro e da bailarina Ariadne Filipe, ambos egressos do Colégio de Dança do Ceará. A palavra "etra", escolhida para dar nome à companhia, significa "arte", escrita de trás para frente.

Imagine um jardim geométrico em que, em vez de flores, brotassem balões vermelhos. Assim é o cenário do espetáculo Balões Vermelhos, fruto de uma ocupação do Sesc Santos que durou cinco meses. Dezenas de bexigas flutuam pouco acima do solo, suspensas pelo gás hélio e dispostas com precisão em linhas e colunas, formando um tabuleiro, que ganha vida com o movimento dos seis bailarinos, influenciados pelos balões.

Além do espetáculo, também haverá uma oficina na terça, 23, das 16h às 17h30, na qual, a partir de técnicas de composição e improvisação, os participantes poderão criar um jogo em que o corpo se apropria do exercício de brincar, ganhando força, agilidade e criando um diálogo com o corpo, o espaço e o balão. São 20 vagas destinadas a maiores de 16 anos, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail matricula@ribeirao.sescsp.org.br (na mensagem deverá constar nome completo, RG e o título da atividade).