Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Amplie e aprofunde o olhar sobre as Danças Circulares

Quarta edição do Encontro, no Sesc Ribeirão Preto, faz parte da programação da Semana Move Brasil 

No próximo final de semana, de 26 a 28 de setembro, o Sesc Ribeirão Preto realiza o Encontro Sesc de Danças Circulares, com uma programação diversificada, que traz atividades teóricas e práticas. Entre os focalizadores convidados para esta edição estão Evandro Bertochi, Giraflor, Cristiana Menezes, Carlos Eduardo, Mariana Paunova, e Renata Ramos. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o olhar sobre as Danças Circulares, o Encontro propõe a reflexão sobre a forma com que esta modalidade pode ser inserida no contexto educacional e na prática da educação corporal.

De mãos dadas, a atividade propicia, por meio das danças de roda, a vivência de um processo de autodescoberta lúdico, além de constituir um importante momento de autoexpressão capaz de reforçar qualidades como a autoestima e a autoconfiança.  A prática das danças circulares não pode ser realizada sem que haja cooperação, é um exercício constante de aceitação das diferenças, limites, falhas e dificuldades de si mesmo e dos outros.

“Dançar sempre foi uma forma de estar em contato com a comunidade, com seus rituais e símbolos e, desta forma, buscar um entendimento de nossa própria identidade. A dança circular é uma riqueza cultural das mais antigas do Ocidente, que representa união entre os participantes”, explica Evandro Bertochi, um dos focalizadores do Encontro.

Destinado a profissionais de dança, pesquisadores, coordenadores de grupos e interessados em geral, o Encontro é formado por diversas atividades, como bailes circulares, exposição de painéis, oficinas de danças circulares e diferentes workshops. As dinâmicas em grupo serão orientadas por profissionais de várias cidades do Brasil.

A abertura do evento acontece no dia 26, sexta-feira, e conta com a participação do grupo Mutrib, que apresenta um repertório inspirado nas culturas dos Balcãs e do Mediterrâneo Oriental. No sábado, as atividades serão realizadas das 8h às 18h; e, no domingo, das 8h às 13h, quando ocorre o encerramento. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Ribeirão e os inscritos participarão de todas as vivências programadas em forma de rodízio.

Programação:

26/9, sexta-feira
17h às 19h - Credenciamento
17h às 19h - Oficina Mandalas em fios, com Elaine R. De Lucca.
18h às 19h - Apresentação de trabalhos
19h – Abertura - Baile circular - Participação especial da Banda Mutrib com repertório dos Bálcãs e do Mediterrâneo Oriental.

27/9, sábado
8h - Harmonização
8h30 - Compartilhando saberes entre focalizadores /As danças circulares e suas leituras / Oficina de mandala em quatro pontas
Workshops:
10h30 – Girando na educação - com Giraflor
14h - Dança circular e música popular brasileira - com Cristiana Menezes
16h30 - Cidadão do mundo - com Claudio Delfini

28/9, domingo
8h - Harmonização
8h30 às 9h30 - Bate-Papo “As danças circulares e suas contribuições para o desenvolvimento humano”
9h30 às 11h - Baile dos povos
Sessão de Pôsteres - Relatos de Experiência
Tem por objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos com as Danças Circulares nas áreas educacionais, empresariais, sociais e na saúde.

:: Leia mais sobre a Semana Move Brasil 2014