Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

E se sonhássemos todos juntos?

Intervenção 'Mais uma vez molinamentos', do grupo Caixa de Imagens.<br>Foto: André Venancio
Intervenção 'Mais uma vez molinamentos', do grupo Caixa de Imagens.
Foto: André Venancio

Está aberto o Festival da Integração. “Meu Tempo é Hoje” reúne idosos de diversos lugares de São Paulo no Sesc Bertioga para celebrar a vida, o presente e o futuro

“No ano passado decidimos que, em dezembro, viríamos de Goiás para morar definitivamente em Bertioga. Quando chegou outubro, minha esposa me perguntou se era isso mesmo que a gente queria. Será? Eu deixei nas mãos dela decidir, mas pra mim já estava certo. Claro que haveria uma queda na nossa renda, mas... o que é que vale mais? O que é que paga isso aqui? Viemos e não nos arrependemos!”, conta sorrindo o simpático Sr. Jair, na recepção do Sesc Bertioga.

Jair e outros seis amigos, todos atendidos pelo Trabalho Social com Idosos da unidade, aguardavam ansiosos. Na tarde ensolarada de 23 de setembro, a turma era a responsável por dar as boas vindas a cerca de 700 idosos, de todo o Estado de São Paulo, que chegavam para uma semana de encontros. Encontros de amigos, de planos para o futuro, de sonhos. E sonhos que vinham de todas as partes: de Bauru ao Belenzinho passando por Birigui. De Itaquera a Interlagos, passando pelo Ipiranga. De Santo André a São Caetano, passando por Catanduva. “Catanduva também?”, e o olho brilha emocionado. “Será que vem alguém que eu conheço? Eu nasci em Catanduva. Vim pra cá moça já, casada, mas ainda conheço muita gente em Catanduva. Quando chegar o ônibus de Catanduva, deixa que eu recebo. Vai que tem alguém que eu conheço?”. O olho brilhava de saudade. Estava aberto o Festival da Integração, o festival dos encontros.

Na primeira noite, teve de tudo. Teve abraço de quem não se via há tempos e de quem nunca tinha se visto. Teve sorrisos e gente correndo pra aproveitar o finalzinho da tarde na praia. “De repente o sol vai embora, né? É melhor aproveitar”. Aproveita, Dona Marta... O nosso tempo é hoje! Teve a batida do coração, que virava luz e som na intervenção Cora-me, de Mariana Piza. Teve a delicadeza de uma estátua-viva em miniatura, que cavava barcos de papel em um tanque de areia... tudo tão pequeno quanto ela, mas a emoção era grande, na arte do grupo Caixa de Imagens. Teve roupa colorida, com brilho. “Não é noite de festa? Festa tem que ter brilho, ué!”. E foi só a primeira noite. "Já é madrugada, deixa clarear". O canto sagrado de Clara Nunes na voz de Fabiana Cozza podia ser o canto de qualquer um naquela grande festa. Quem aqui está com pressa?

Meu tempo é hoje

“Que delícia saber que a gente pode, ao longo do tempo, com toda a nossa experiência, pensar em novos projetos, pensar no futuro!”. A fala de Rosi Campos, na cerimônia de abertura, retoma o tema que contorna toda a programação desenvolvida para a semana. Meu tempo é hoje instiga os participantes a sonharem, a planejarem. Encarar o tempo que passou, a idade e a experiência, não como limitação, mas como oportunidade. “Nós estamos discutindo aquilo que nos interessa daqui pra frente, o nosso futuro. Nós temos futuro”, lembra Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo, em vídeo gravado especialmente para a abertura, que contou ainda com as presenças de Joel Padula, Superintendente técnico social do Sesc em São Paulo, Cristina Madi, gerente de Estudos e Programas para a Terceira Idade do Sesc e de Marcos Laurenti, gerente do Sesc Bertioga - a acolhedora unidade anfitriã.

Ao longo da semana você conhece um pouco desses planos e sonhos aqui na EOnline, além de algumas imagens no Instagram do Sesc em São Paulo. Está aberto o Festival da Integração!

___________________________________________________________________________________________________________


O Festival da Integração é um evento que acontece duas vezes no ano, uma em maio e outra em setembro, reunindo, a cada edição, 700 idosos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo, com a finalidade de consolidar as ações permanentes desenvolvidas através do Programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Durante seis dias, é oferecida uma programação especial que fortalece os objetivos da ação do Sesc junto a esta população. Além de usufruírem das instalações e ambientes do Sesc Bertioga, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades de várias modalidades e linguagens, tanto esportivas, de lazer, como artísticas. No ano de 2014, o objetivo central é a reflexão sobre as possibilidades de novos projetos de vida, estimulando um pensamento sobre a longevidade e a busca de realização também na maturidade. Sendo assim, o tema abordado é Meu tempo é hoje, e tem as principais ações realizadas através de oficinas e vivências com características práticas e reflexivas.

Fotos relacionadas