Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Práticas pedagógicas do esporte

O encontro no Sesc São Carlos pretende de maneira específica, apresentar experiências exitosas sobre bases didático-metodológicas para o ensino-aprendizagem de variadas modalidades esportivas, de forma abrangente, além de discutir e refletir sobre as reais possibilidades e necessidades da Iniciação e Formação Esportiva, contribuindo para a superação de ideias e comportamentos do senso comum.

INICIAÇÃO ESPORTIVA DE CRIANÇAS E JOVENS

O público alvo são estudantes e graduados em Educação Física/Esporte e áreas afins, que atuam em ambientes de educação formal e não formal, tais como: secretarias municipais e estaduais de esportes, escolas particulares e públicas, clubes, instituições particulares – escolas de esportes, projetos sociais e programas esportivo-socioeducativos.

Realização: Sesc e Prefeitura Municipal de São Carlos

Apoio: SMEL/SME e Conselho Municipal de Esporte e Lazer

Data: de 19 a 22/11, Sesc São Carlos

Inscrições: nesse link, entre os dias 6 de outubro e 16 de novembro.  

Relatos de Experiência

Os Relatos de Experiência têm como objetivo socializar, em forma de apresentações orais, as ações e atividades práticas, além de trabalhos acadêmicos sobre temas relacionados às Práticas Pedagógicas do Esporte (Iniciação esportiva de crianças e jovens).

Apresentações: 20/nov, quinta, das 17h às 18h30 - 21/nov, sexta, das 17h às 18h30.
O material deverá ser enviado para o e-mail inscricoes@scarlos.sescsp.org.br, de 17 de setembro a 31 de outubro de 2014.
O que deve ser enviado para análise: - 1 (um) trabalho contendo o Título, Nome(s) do(s) Autor(es), a Entidade a que estão vinculados.  Deve ser elaborado no padrão - letra Times New Roman - tamanho 12. Justificado. Espaçamento entre linhas simples. Máximo 4 (quatro) páginas/laudas, sem contar as referências. Tamanho A4. A composição do artigo fica a critério do autor.

- 1 (um) resumo do trabalho (com 1 (uma) página/lauda) contendo o Título, Nome(s) do(s) Autor(es), a Entidade a que estão vinculados, no mesmo padrão mencionado acima, porém, sem recuo na primeira linha e no início de cada parágrafo, e no final da página constando telefone para contato e e-mail do autor ou um dos autores (obrigatório).

Atenção:
- Os resumos encaminhados serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento, que decidirá sobre sua aceitação segundo critérios de pertinência e qualidade. Essa seleção se faz necessária devido ao tempo destinado às apresentações; 15 (minutos) sem perguntas, sendo os 30 (trinta) minutos finais destinados à socialização dos conteúdos.

- Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: Institucionais ou Acadêmicos.
- Após a análise dos trabalhos, a Comissão Organizadora entrará em contato com o autor para a confirmação da aceitação do trabalho.
- A Comissão Organizadora encarregar-se-á de organizar a sala para as apresentações, reunindo trabalhos de acordo com as classificações.
- Recomenda-se que os participantes que irão apresentar seus trabalhos, se apresentem com 15 minutos de antecedência para a organização da apresentação.
- Será entregue aos participantes, no credenciamento do evento, folheto com a relação de trabalhos (título, nome e contato/email do autor), data, horário e local da apresentação.
- Será oferecido certificado aos participantes.
- O resumo será publicado aqui na íntegra, inclusive com o e-mail de contato.

PROGRAMAÇÃO

Abertura:
- Solenidade de Abertura com representantes do Sesc e Prefeitura Municipal

- Mesa: Boas Práticas de Iniciação Esportiva para Crianças e Jovens
Presença de representante do Sesc em São Paulo (Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo), do ex-atleta de futebol Raí (Fundação Gol de Letra) e da Profa. Dra. Isabel Mesquita da Universidade do Porto (Portugal).
Dia 19/11, quarta, 19h30. Teatro.
(Será oferecido certificado aos participantes inscritos).

CURSOS:

- Será oferecido certificado aos participantes inscritos.
- Comparecer com roupas e calçados apropriados para a participação em atividades práticas.

Curso 1 - Bases Didático-Metodológicas para o Ensino-Aprendizagem do Voleibol

Prof. Ms. Abel Ardigó (Instituto Esporte Educação).
Professor de Educação Física; Pós Graduado em Treinamento Desportivo; Mestre em Valores Humanos e Transdiciplinaridade; Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte Educação (IEE); Diretor Técnico do Instituto Social Esporte Educação(ISEE); Docente das Universidades UNIÍTALO e Estácio de Sá; Técnico de Voleibol durante vinte anos de categorias de base até profissionais; Coach/Life Coaching , Coaching Institute com Certificação Internacional pelo Behavior Coaching Institute.

Programa:
- Manifestações do Esporte;
- Esporte Educacional;
- Princípios do Esporte Educacional;
- Jogo ou Exercício;
- Critérios para escolha de um bom jogo;
- Atividade Prática (jogos).
Dia 20/11, quinta, 9h30 às 12h30. Ginásio.

Curso 2 - Bases Didático-Metodológicas para o Ensino-Aprendizagem do Basquete

Profa. Doutoranda Larissa Galatti (UNICAMP)
Docente no curso de Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP). Doutora e Mestre em Educação Física (UNICAMP); Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar; Bacharelado e Licenciatura em Educação. Membro líder do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) da FEF/UNICAMP e desenvolve estudos de Doutoramento na Facultad de Ciéncias del Deporte y Educación Física da Universidade da Coruña (UDC - Espanha). Atua e pesquisa na área de Educação Física, em especial no campo da Pedagogia do Esporte.

Programa:
- Objetivos, referenciais e procedimentos pedagógicos para iniciação em basquetebol;
- Jogos para iniciação aos elementos tático-técnicos do basquetebol (controle do corpo, manejo da bola, ocupação de espaços, conquista e proteção dos alvos);
- Sintetizando: novas tendências em Pedagogia do Esporte para a iniciação em basquetebol. 
Dia 20/11, quinta, 13h30 às 16h30. Ginásio.

Curso 3 - Bases Fisiológicas do Treinamento para Crianças e Jovens.

Prof. Dr. Fernando Catanho (Estácio/CPB)
Licenciado e Bacharel em Educação Física (UNICAMP), Doutor em Biologia Funcional e Molecular (UNICAMP); Membro do Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX/UNICAMP); Membro do Grupo MINIAN - Educação e Qualidade de Vida; Professor Universitário (Graduação e Pós-Graduação/Estácio entre outras); Trabalha com Avaliação Física, Assessoria Esportiva e Treinamento Personalizado; Atua no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Programa:
- Fisiologia neuromuscular, cardiovascular, endócrina;
- Bioenergética aplicada ao exercício físico;
- Variáveis de treinamento e as diferentes capacidades físicas a serem desenvolvidas;
- Estruturação das sessões de treino para as crianças e jovens (planejamento).
Dia 21/11, sexta, 09h30 às 12h30. Ginásio.

Curso 4 - Bases Didático-Metodológicas para o Ensino-Aprendizagem do Futsal

Prof. Dr. Alcides Scaglia (UNICAMP)
Bacharel em Ciência do Esporte, licenciado em Educação Física; Mestre em Pedagogia do Esporte e Doutor em Pedagogia do Movimento (UNICAMP); Docente do curso de Ciências do Esporte e Coordenador de graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (Campus Limeira); Pesquisador responsável pelo LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte) na FCA/UNICAMP, com vínculo nos programas de pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação Física e da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Programa:
- As novas tendências em pedagogia do esporte (as metodologias interacionistas X metodologia tradicional; as abordagens táticas e a iniciação esportiva);
- A pedagogia do jogo e as competências essenciais no ensino dos esportes coletivos (comunicação na ação, relação com a bola e estruturação de espaço);
- A família dos jogos de bola com os pés com ênfase no ensino do futsal;
- Prática: jogos conceituais, jogos conceituais em ambiente específico e jogos específicos (com ênfase para o ensino dos jogos de bola com os pés, em especial atenção ao futsal).
Dia 21/11, sexta, 13h30 às 16h30. Ginásio.

V Conferência Municipal de Esporte e Lazer

A Conferência Municipal de Esportes e Lazer é um foro de debates aberto a todos os setores da sociedade, que tem o objetivo de avaliar, debater e propor medidas e ações sobre os vários temas referentes à questão do esporte e do lazer no município, definindo prioridades, estratégias e metas

- Apresentação da atual Política Municipal de Esportes e Lazer para a Iniciação Esportiva de Crianças e Jovens no Município de São Carlos

Marcelo Antonio Sangaletti

Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos

- Apresentação da proposta e Formação de Grupos de Trabalho

22/11, sábado, 9h30 às 12h30. Galpão

- Discussão nos Grupos de Trabalhos

- Redação do Documento Final da Conferência

Política Municipal de Esportes e Lazer para a Iniciação Esportiva de Crianças e Jovens no Município de São Carlos

22/11, sábado, 14h às 17h30. Galpão

Importante:

- A inscrição gratuita para a V Conferência Municipal de Esportes e Lazer deverá ser efetivada através do Site: www.saocarlos.sp.gov.br

- Será oferecido certificado aos participantes inscritos e presentes