Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alimentar o mundo, cuidar do planeta

Em 2014, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema a agricultura familiar. Conheça a programação especial que as unidades do Sesc prepararam para comemorar a data

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization), cujo objetivo é trabalhar no combate à fome e à pobreza, promovendo o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas aos alimentos necessários, em quantidade suficiente e com alta qualidade, para uma vida ativa e saudável.

O Sesc tem comemorado esta data por meio da intensificação da programação que difunde o conceito dos programas desenvolvidos pela entidade ligados à saúde e alimentação, buscando a relação com o tema eleito anualmente pela FAO. A participação da instituição nessa iniciativa representa a ampliação da ação educativa permanente que o Sesc já realiza no campo da segurança alimentar e nutricional, seja por meio do Programa de Alimentação, que fornece refeições saudáveis aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à comunidade em geral, ou por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, uma ação social revestida pelo compromisso educativo.

Em 2014 ,o tema eleito pela FAO é “Agricultura Familiar – Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta”. E, neste ano, as ações educativas desenvolvidas no Dia Mundial da Alimentação também marcarão as comemorações dos 20 anos do Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.

Conheça alguns destaques da programação nas unidades do Sesc em São Paulo. E, se quiser ver a programação completa, clique aqui.

Seminário Internacional: Alimentação Hoje - entre carências e excessos
A proposta desse seminário é debater as imagens atuais da alimentação, a partir das visões advindas da ciência, do jornalismo especializado, da publicidade, dos movimentos sociais, dos estudos culturais, entre outros. O confronto destas várias visões poderá explicitar as contradições e dilemas envolvidos nesse campo da ação humana, ao mesmo tempo tão próximo e tão desconhecido dos indivíduos.
De 28 a 30/10
Sesc Belenzinho

Cultura Culinária Brasileira
O curso visa especificar o que é a “cozinha tradicional brasileira” e seus caminhos futuros, bem como familiarizar o participante com conceitos e práticas modernas, aplicados e aplicáveis à culinária, com foco no Brasil, conduzindo a uma reflexão que permita rever a trajetória da formação histórica da culinária brasileira. Com Carlos Alberto Dória e Paula Pinto e Silva.
06/10 a 08/12
CPF - Centro de Pesquisa e Formação

Com a Casca tem mais Valor
Projeto comemorativo aos 20 anos do Programa Mesa Brasil, realiza mensalmente oficinas culinárias  elaboradas com alimentos da safra e sua total utilização em diferentes preparações, gerando economia e variedade, agregando valor nutricional e diminuindo os resíduos descartados no meio ambiente. Em outubro o tema será "Do Peixe tudo se aproveita". Com a nutricionista e gastróloga Aline Rissatto. Leia mais.
8/10
Sesc Santos

Intervenção Gráfica: Agricultura familiar
Com o intuito de valorizar e fortalecer o modelo de agricultura familiar, o Sesc apresenta uma série fotográfica das propriedades e pessoas que desenvolvem a agricultura familiar em Rio Preto e cidades próximas.
09/09 a 30/11
Sesc Rio Preto

Escolhas saudáveis para uma alimentação consciente
Alimentar-se de forma adequada é um grande desafio nos dias de hoje. Esta atividade abordará o consumo consciente e saudável dos alimentos com orientações práticas para aplicações no dia a dia de forma a proporcionar melhor qualidade de vida através de alimentação adequada. Com Rosana Farah, Graduada em Nutrição e Especialista em Padrões Gastronômicos.
22/10
Sesc Santo André

Fórum: Alimentação no contexto contemporâneo - consumo e sustentabilidade
A programação é composta por discussões que buscam a reflexão sobre o desafio de equilibrar o consumo e a sustentabilidade visando identificar ações norteadoras para a garantia da segurança alimentar.
16 e 17/10
Sesc Taubaté