Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Série Concertos apresenta Ernst Mahle

Ernst Mahle regendo<br>Foto: Divulgação
Ernst Mahle regendo
Foto: Divulgação

Desde maio de 2013, o Sesc Vila Mariana incorporou a música erudita em suas noites de sábado. O projeto Série Concertos, que começou com uma apresentação por mês, atualmente acontece todos os fins de semana com grande público.

Projeto permanente de música erudita, a Série Concertos oferece uma programação gratuita de concertos de câmara no Auditório, apresentando diversas formações, estilos e períodos. Com o intuito de fortalecer este universo musical, o projeto propõe a difusão da música erudita para todos os públicos, ampliando o repertório e a formação musical dos interessados.

No mês de outubro de 2014, a proposta é homenagear Ernst Mahle. Nascido na Alemanha em 1929 e radicado no Brasil desde 1951, foi aluno de composição de Koellreutter, Messiaen, dentre outros grandes compositores. Foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu durante 50 anos as funções de diretor artístico, professor e maestro. Foi premiado em vários concursos como o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Martius Staden. Entre suas composições figuram obras para todos os instrumentos de orquestra; música de câmara para as mais variadas combinações; concertinos e concertos; obras para canto, coro, orquestras de câmara e sinfônica, ballet e três óperas: Maroquinhas Fru-Fru (1974), A Moreninha (1980) e O Garatuja (2005).


Orquestra Kodomô, com regência de Ricardo Fukuda
Foto: Divulgação

Abaixo, a programação especial sobre sua obra, que acontece neste mês no Sesc Vila Mariana:

CONCERTOS

A Música de Câmara de Ernst Mahle com Quinteto Villa Lobos
O Quinteto Villa-Lobos é um quinteto de sopros brasileiro, fundado em 1962. No programa apresentam obras de câmara, incluindo O Flautista de Hamelin, composto para quarteto e narrador. O grupo recebeu o Prêmio Carlos Gomes e foi homenageado por seus 40 anos com a série "Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
Dia 4/10, 18h30

Ernst Mahle para Crianças com a Orquestra Kodomô e regência de Ricardo Fukuda
Concerto especial para crianças com apresentação da orquestra infantil Kodomô formada por 15 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, sob a regência de Ricardo Fukuda. Mahle compôs obras especialmente para orquestra infantil num trabalho que iniciou em 1955 em sua escola. Foi considerada uma das primeiras orquestras brasileiras formadas por crianças. No programa, peças do folclore nacional e internacional.
Dia 11/10, 18h30

As Canções de Ernst Mahle
Este concerto traz algumas das mais importantes canções de Ernst Mahle inspiradas em poemas de poetas da língua portuguesa, como Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida. Com Eliana Assano de Ramos, Viviana Casagrandi, Patrícia Nacle, Guga Costa e João Vítor Soares Silvestre Ladeira.
Dia 18/10, 18h30

A Música de Câmara de Ernst Mahle II
Concerto dedicado à música de câmara composta para instrumentos de cordas. Participam do concerto os violinistas Fernanda Krug e Francisco Krug, o violista Pedro Visockas, o violoncelista André Micheletti, o contrabaixisita Walter Valentini, além dos pianistas Paulo Henrique Assunção de Almeida e Eliana Asano Ramos, com participação do baixo-barítono Rafael Leoni. No programa, obras compostas para formações diversas, como duo, trio, quarteto, quinteto de cordas, além da canção Balada do Rei das Sereias, inspirada em poema de Manuel Bandeira.
Dia 25/10, 18h30

OFICINAS

Contribuições para o Desenvolvimento da Educação Musical de Crianças e Jovens no Brasil, com Ernst Mahle
Para alunos de música, educadores e interessados no tema.
Grátis. Retirada de ingresso com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.
Dia 18/10, 15h

O Compositor do Mês: Vida e Obra de Ernst Mahle, com Miranda Sousa
Encontro que acontece uma vez ao mês no Centro de Música do Sesc Vila Mariana, onde, por meio de exposição e apreciação musical, os participantes podem tomar contato com a vida e obra de um compositor, popular e erudito, que tenha tido um trabalho significativo na História da Música mundial e/ou brasileira. Neste mês, o compositor do mês é Ernst Mahle, homenageado na Série Concertos.
Para alunos de música e interessados em geral.
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.
Dia 24/10, 12h

GLOSSÁRIO

Música de Câmara - Música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentistas, geralmente para no máximo dez instrumentos, podendo incluir duos, trios, quartetos ou quintetos. Normalmente é executada em pequenos ambientes.

Violino - Instrumento mais agudo da família das cordas com arco. É um instrumento versátil, podendo ser usado como instrumento solista, acompanhado ou não de outros instrumentos. É essencial para música de câmara e orquestras.

Canção - Peça musical para voz que pode ou não ter acompanhamento instrumental. A musicologia classifica basicamente a voz em quatro categorias: soprano (voz feminina aguda), contralto (voz feminina grave), tenor (voz masculina aguda) e baixo (voz masculina grave). Duas outras categorias foram acrescentadas posteriormente, completando essa classificação: mezzo-soprano (voz intermediária feminina) e barítono (voz intermediária masculina).

Sonatina - A sonatina é uma forma reduzida, em alguns pontos, da forma sonata clássica. Desde a Renascença a sonata é um termo genérico usado para formações instrumentais e camerísticas. Recebeu várias formas da Renascença aos dias de hoje, mas alcançou um formato muito desenvolvido por Beethoven, onde é característico o uso de dois temas, desenvolvimento e re-exposição.