Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por que eles fazem Ginástica Multifuncional?

Os benefícios da Ginástica Multifuncional no cotidiano foram relatados pelos alunos do Sesc Osasco

Agilidade, coordenação, equilíbrio, força, resistência, velocidade e habilidades motoras. Estes são alguns dos benefícios que os alunos do curso de Ginástica Multifuncional adquirem através dos exercícios propostos. 

A Ginástica Multifuncional (GMF) é um programa de exercícios físicos que tem o objetivo de desenvolver todas as capacidades físicas e também as habilidades motoras, como correr, saltar, e arremessar de maneira integrada.

Ao se matricular na Ginástica Multifuncional, o Instrutor de Atividades Físicas irá elaborar o seu roteiro individual e personalizado de exercícios a partir de dados, como por exemplo: seus objetivos, histórico de saúde e de experiências motoras e o tipo de exercício físico com o qual você mais se identifica. Além disso, há um quadro de aulas em grupo, e você pode escolher participar daquelas que mais lhe interessar.

O programa foi implantado em 2004 pelo Sesc e completa, em 2014, 10 anos de existência. Luciana Itapema, assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, contou como o programa foi pensado e quais são os principais diferenciais que o distinguem de outras atividades físicas.

“O Sesc pensou em um programa que valorizasse o exercício físico, independente do método, no qual o professor é o educador mediador, na elaboração de uma rotina de exercícios adequada aos objetivos do seu aluno, levando em consideração o histórico de saúde e de atividade física e esporte deste aluno, bem como proporcionando a integração social, a ludicidade, a autonomia e a crítica. O grande diferencial inovador da Ginástica Multifuncional é que o objetivo é o desenvolvimento integral do corpo, ou seja, criar oportunidades de desenvolver o corpo de forma mais completa. Utilizar-se do exercício físico para a manutenção e melhoria da função dos músculos, ossos, articulações, coração e pulmão, e também incorporar o cérebro como parte deste corpo. E para que isso ocorra, o exercício físico vai ficando mais elaborado, mais complexo e mais difícil conforme o aluno progride. Para o aluno, torna-se motivador e desafiador, além de conter elementos lúdicos e prazerosos. Já para o professor, isso valoriza o seu conhecimento profissional, seja em atividade física, seja em esporte, pois estimula sua criatividade em pensar novos exercícios e novas propostas”, afirma.

Os benefícios da GMF no cotidiano foram relatados pelos alunos do Sesc Osasco, confira:

"Eu estava sedentário demais. Muito parado, só trabalhava, não fazia mais nada. Daí resolvi procurar o Sesc. Faz 6 meses que estou na Ginástica Multifuncional. Sinto muita diferença em termos de mobilidade, flexibilidade e força. Até as minhas dores nas costas sumiram."
Sérgio Pereira da Silva
38 anos
6 meses de GMF

"Eu não gosto de musculação, ginástica com aparelho, essas coisas. Eu queria fazer uma ginástica em que eu pudesse ter uma consciência corporal melhor. Aí descobri a Ginástica Multifuncional no Sesc. Melhorei minha ansiedade, fiquei mais calma, e aprendi a controlar a força do meu corpo."
Carol
21 anos
1 ano e 4 meses de GMF
 

“Estou mais sociável, meu corpo e minha saúde estão muito melhores.”
Maria Auxiliadora
52 anos
1 ano e meio de GMF


"Eu tinha problemas de tendinite e agora não sinto mais as dores, melhorou muito."
Selma Figueiredo
58 anos
2 anos de GMF

“Eu amo estar aqui. Antes desses 7 meses não fazia absolutamente nada, quando caminhava 100 metros já estava morrendo. Nesse tempo, aliando a ginástica com a corrida e uma alimentação melhor, perdi 10 quilos. Minha qualidade de vida agora é outra.”
Valquiria Aoki
53 anos
7 meses de GMF

“Melhorei equilíbrio, alongamento, e aliado à alimentação adequada, perdi 6 quilos. Os exercícios que mais  me desafiam são os  de flexão, mas mesmo estes que tenho dificuldade, eu procuro fazer porque venço os obstáculos. Através da ginástica, comecei também yoga, caminhada e tai chi (é assim que fala né?), aí melhorei minha respiração, tenho mais fôlego, o que me ajuda na hora de cantar, um dos meus hobbies”. 
Norma Lúcia
61 anos
2 anos de GMF

Saiba mais sobre o curso aqui.