Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Histórias de uma Romaria

Com cenário simples, Gero resgata um teatro em que o ator é essencial. Foto: Marina Decourt
Com cenário simples, Gero resgata um teatro em que o ator é essencial. Foto: Marina Decourt

"... Um dia Tonho juntou todo mundo no terreiro e disse que tinha tido um sonho.
E que nesse sonho tinha aparecido um anjo. 
E que esse anjo tinha dito pra Tonho, sem tirar nem por,
de vera de jura de dedo de três vez em cruz! Disse o anjo:

- Tonho, deixe teu povo e vá em busca da terra prometida.
Aquela que jorra leite e mel. Onde não se morre de fome,
de sede, muito menos haverá de se morrer de bala! Vá,
pra depois voltar e a teu povo ensinar.
Tonho esperou as criança dormir,
os ancião descansar, e pegou estrada..."


Esta é uma das falas de Zé, interpretado por Gero Camilo, um romeiro que conta a história de Tonho, colega de romaria que recebeu o recado dos anjos para buscar a terra prometida e não voltou. Acompanhado dos anjos e músicos Eugênio La Salvia e Zé Modesto, o ator apresenta o espetáculo A Procissão no Sesc Campo Limpo em 19 e 20 de dezembro.

Interpretando o primeiro texto que escreveu, ainda no Ceará, o Gero que fez sucesso nos filmes “Bicho de Sete Cabeças” e “Carandiru”, traz na narrativa a fé do povo, não a religiosidade ligada às hierarquias eclesiásticas, mas como um fenômeno puro, movido pela energia daqueles que sofrem de seca, sem perder o gosto pela vida.

Com cenário simples, um pequeno altar, banco, lampião e velas espalhadas pelo chão, forma-se o clima para a atuação do ator que, sem recorrer a grandes performances físicas ou vocais, traz a realidade dura de um povo que vê nas manifestações religiosas suas esperanças, desejos e temores. Resgatando, assim, um teatro em que a atuação é essencial, revelada na simplicidade cênica e na oratória dos contadores de história.

O diretor, escritor e ator, como um mestre de cerimônias, aproveita o descanso de sua caminhada para falar da romaria e contar casos. Encarando a plateia prende sua atenção e sugere que o acompanhem através deste mundo árido, porém cheio de surpresas. Serão duas apresentações gratuitas deste espetáculo em que se canta e encanta com a beleza da cultura popular.